Sagres em OFF
Rubens Salomão

“A morte de Iris encerra um livro grosso da história”, avalia cientista político

O ano de 2021 foi um cruel na história do MDB goiano, pois grandes lideranças se foram. Esta foi a avaliação do cientista político, Robert Bonifácio, após as mortes de Maguito Vilela, em 13 de janeiro, e de Iris Rezende, na madrugada da última terça-feira (9).

Ouça a coluna Sagres em OFF:

O cientista analisou que o MDB deve seguir novos rumos por perder nomes de expressão. Para ele, o partido precisa se ressignificar e, em termos regionais, como nome mais forte há apenas Daniel Vilela.

“Acho que a morte do Iris encerra um livro grosso da história do MDB em Goiás. 2021 foi muito cruel com o MDB goiano, suas grandes lideranças se foram e agora há uma nova história a ser construída. É um novo caminho a ser construído”, avaliou.

O professor citou que o presidente do partido, Daniel Vilela, é uma liderança importante, mas que ainda não experimentou cargos de grande relevância no poder Executivo, como administração do governo ou de uma grande prefeitura.

“Há muitas páginas em branco de um novo livro a ser construído”, completou o professor.

Geral

Já em relação às consequências políticas de forma geral, para Robert Bonifácio, Goiás perde uma importante referência. No entanto, em termos eleitorais nem tanto. Ele acredita já ter iniciado um reagrupamento de forças com a união do MDB e DEM e um desgaste do grupo de Marconi Perillo.

“Acho que ano que vem vai ser um bom teste para ver se surge uma liderança de alcance regional”, afirmou Robert.

Iris Rezende com criança no colo em atividade da Prefeitura de Goiânia. Foto: Flickr Prefeitura de Goiânia

Últimas articulações

Entre as últimas articulações políticas está a atuação ativa de Iris para viabilização da aliança entre o MDB de Daniel Vilela e o DEM do governador Ronaldo Caiado para as eleições de 2022. Iris teve papel decisivo para a construção da parceria, que foi concretizada neste segundo semestre.

Homenagens

Várias homenagens devem ser realizadas para Iris Rezende Machado. O presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Romário Policarpo (Patriota), por exemplo, propôs, nesta terça-feira (9), que o Parque Mutirama passe a ser denominado Parque Iris Rezende Machado – Mutirama. O Mutirama foi inaugurado pelo emedebista em 1969, durante o primeiro de seus quatro mandatos como prefeito de Goiânia.

Centro de Convenções

Outra proposta de homenagem foi anunciada pelo deputado estadual Bruno Peixoto em entrevista à Sagres. O parlamentar disse que pretende dar nome do ex-prefeito ao Centro de Convenções de Goiânia e do Terminal Rodoviário da capital. Outra homenagem será a denominação de Iris Rezende para o Bosque dos Buritis.

Iris Rezende. Foto: Flickr Prefeitura de Goiânia

Região Noroeste

O vereador Anselmo Pereira (MDB) pretende aplicar recursos de emenda impositiva para a construção de memorial a Iris Rezende. O local escolhido foi a Vila Mutirão, na região noroeste. Já Henrique Alves (MDB) destacou que pretende apresentar projeto para que a Avenida Mutirão seja denominada Avenida Mutirão Iris Rezende.

Trending Topics

A morte de Iris Rezende foi o tema mais comentado no Brasil pela rede social Twitter. Às 8h de ontem, a tag “Iris Rezende” estava em primeiro lugar nos chamados “trending topics” da rede. Entre todas as plataformas, o Twitter é onde há mais discussão de assuntos políticos, que envolve sempre as grandes personalidades dessa esfera no Brasil.

Iris Rezende em agenda em parque de Goiânia. Foto: Flickr Prefeitura de Goiânia

Tocador de obras

Iris Rezende foi conhecido por ser um administrador “tocador de obras”. Durante cortejo, houve homenagem a ele neste sentido. Tratores da Prefeitura de Goiânia fizeram o percurso por onde seguiu o caminhão dos Bombeiros com o corpo do político. O jornalista Rafael Bessa mostrou o momento da passagem das máquinas em cobertura na Sagres TV.

Barrado

Chamou atenção de quem esteve no velório de Iris no Palácio das Esmeraldas, que o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB), foi barrado por equipe de segurança. O prefeito de Goiânia Rogério Cruz (Republicanos), que estava no local, ajudou Mendanha a entrar no espaço.

Mais lidas:

Leia também: