O maior palco esportivo do centro-oeste brasileiro, sim, estamos falando do Estádio Serra Dourada. Onde o nome já muito sugestivo e representante da região, comemora os seus 46 anos, no dia de hoje.

Estádio que já recebeu grandes jogos, finais gigantescas, e até mesmo shows.

Local que abriga jogos dos times da capital goiana. Sabemos que todos times os tem seus estádios próprio, mas com toda certeza vos digo que todas as torcidas amam ir ao Serra.

Aquela sensação de encontrar amigos no estacionamento, subir os degraus ou a rampa, passar nas catracas (alguém pedindo um dinheiro para inteirar o ingresso), as filas nos bares, a arquibancada de concreto, entre outas coisas, faz com que o nosso estádio seja um dos poucos gigantes do país, que ainda tem a áurea de “estádio raiz” (diferente das demais arenas no Brasil) e com alma.

Infelizmente, hoje ele se encontra abandonado ainda mais em meio a uma pandemia. Quem não imagina tudo voltando aos conformes? E se tem um dia de jogo, onde possamos refazer todo seu trajeto de ida ao Serra. Aquele bom e velho ritual. Sim, com toda certeza, a comemoração do gol será magnifica. Já pode estabelecer o ponto de encontro de todo goiano na pós-pandemia, será no Serra Dourada!

Parabéns, Serra Dourada! Nos vimos no passado, não podemos nos aproximar agora no presente, mas iremos nos abraçar e comemorar num futuro (torço para que próximo)!

Afonso Fernandes Morais – Professor de História e membro do GEPAF (Grupo de Pesquisas Aplicadas ao Futebol)