O presidente estadual do MDB, Daniel Vilela e filho do candidato a prefeito de Goiânia, Maguito Vilela, explicou que o afastamento do prefeitável devido ao tratamento contra à Covid-19 será comunicado aos eleitores na propaganda de Rádio e Televisão. Até o momento há programas eleitorais gravados com a participação de Maguito, antes de ter testado positivo para o coronavírus.

“Os programas que estavam sendo veiculados até o dia de ontem, naturalmente até o dia de hoje, foram programas que haviam sido gravados anteriores ao afastamento do candidato. Nós estaremos provavelmente tratando do acontecimento, levando o conhecimento das pessoas que o candidato está afastado, em função do tratamento da Covid para gente poder ser o mais transparente possível nessa comunicação dos programas eleitorais”, afirmou.

Maguito será transferido do hospital Órion em Goiânia para o Albert Einstein em São Paulo. A principal preocupação da equipe médica é quanto ao nível de oxigenação. O político terá maior suporte para assistência ventilatória caso seja necessário.  Daniel ressaltou que inicialmente não pretende acompanhar o pai e que confia na equipe médica.

Prejuízo político

Daniel Vilela declarou que outros pontos da campanha ainda serão avaliados nos próximos dias. O emedebista relatou que de fato há um prejuízo, pois em várias situações há a necessidade de presença do prefeitável.  O presidente do MDB, declarou que nenhuma decisão será tomada neste momento.

“Nenhuma decisão vai ser tomada no dia de hoje, queremos ultrapassar essa fase mais aguda da doença para que a gente tenha um cenário de perspectivas e aí sim baseado nisso tomar as decisões relativas campanha”, afirmou.

Caiado e Iris

Daniel Vilela explicou que o governador Ronaldo Caiado (DEM) entrou em contato com ele manifestando solidariedade e se colocou à disposição para quaisquer necessidades. “O governador foi solidário, me ligou no início da manhã, reportei o quadro clinico do Maguito e ele se colocou à disposição para qualquer necessidade”, relatou.

Quanto ao prefeito Iris Rezende, Daniel Vilela descreveu que diariamente o líder político tem entrado em contato no sentido de acompanhar a evolução do quadro clinico de Maguito Vilela.  

Substituição

Daniel foi questionado quanto a uma possiblidade de substituição de Maguito Vilela da disputa eleitoral. O filho do candidatos argumentou que isso não está sendo pensado e que é preciso aguardar a evolução do quadro de saúde do pai dele.

De acordo com a legislação eleitoral, terminou nesta segunda-feira (26), o prazo para pedido de substituição de candidatos aos cargos de prefeito e de vereador para as eleições municipais de 2020.

A troca é permitida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aos partidos ou coligações que desejam substituir um candidato, seja por inelegibilidade, renúncia e registro indeferido ou cancelado.

A exceção só ocorre em caso de falecimento do candidato, em que a substituição poderá ser realizada após essa data. A substituição, em qualquer circunstância, só pode ser requerida dentro do prazo de 10 dias após o fato que gerou a necessidade de substituição.

Se ocorrer substituição após a geração das tabelas para elaboração da lista de candidatos e preparação das urnas, o substituto concorrerá com o nome, número e a fotografia do substituído, sendo destinatário dos votos atribuídos ao substituído.