Dia 15 de abril, às 19 horas, o escritor e sociólogo belga, Luc Vankrunkelsven, lança seu livro “Soja. Tesouro ou tesoura?” na sede da Secretaria Municipal da Cultura (Secult Goiânia).

Fruto de pesquisas do europeu no Brasil, o livro traz um convite à reflexão sobre os meios de produção agrícola, às causas de alterações ambientais, sobre o modo de aceitar a alimentação ditada por multinacionais e que geram vítimas invisíveis (povos indígenas, agricultura familiar, ecossistema e epidemia de doenças). A analogia à tesoura é porque assim como ela, essas interferências retalham a realidade para que se torne irreconhecível.

Vivendo em intercâmbio entre o Brasil e Europa desde 2003,  o escritor se capacitou em analisar os processos produtivos dessas regiões e diagnosticar os problemas gerados e as precauções adotadas para o cultivo da soja.

Luc Vankrunkelsven é consultor independente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (Fetraf), para a formação de lideranças sobre  a Organização Mundial de Comércio (OMC). Fundador da Wervel na Europa, que trabalha para uma agricultura justa e sustentável, é também autor de outros quatro  livros, dois deles sobre produção, mercado e impacto da soja – Aurora do Campo: soja diferente e Navios que se cruzam na calada da noite -, além do que está sendo lançado no evento.

Parques

No oitavo capítulo de seu livro, Luc também aborda Goiânia, seus parques e a proposta do Programa Urbano Ambiental Macambira-Anicuns.

Serviço:

Lançamento do livro “Soja. Tesouro ou tesoura?”

De Luc Vankrunkelsven

Local: Sede da Secretaria Municipal da Cultura

Rua 84, 535, Setor Sul

 

(Fonte: SeCult Goiânia)