O senador Vanderlan em vídeo ao lado do presidente Ciro Nogueira no qual comunica a saída do Progressistas e a ida para o PSD (Foto: Reprodução)

O senador Vanderlan Cardoso vai se filiar nesta quarta-feira (4) ao Partido Social Democrático (PSD). O comunicado foi feito em um vídeo ao lado do presidente do agora ex-partido, o Progressistas (PP), Ciro Nogueira. 

“Por questões regionais. Estou saindo hoje com o coração partido, mas tenho certeza que isso aqui não é uma despedida. É um até breve. Nós vamos continuar juntos aqui, pode contar comigo. No gabinete do senador Vanderlan, onde eu estiver sempre nosso carinho aqui pelo Progressistas”, afirmou Vanderlan. 

A filiação do senador goiano ao PSD será realizada nesta quarta-feira (4), às 16h, no gabinete da liderança do partido no Senado, que contará com a presença do presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab, do presidente do diretório estadual de Goiás, Vilmar Rocha, do deputado federal, Francisco Júnior e aliados. 

Em janeiro, Vanderlan já havia anunciado que deixaria o Progressistas. Em entrevista à Sagres, o senador disse que se incomodou com a forma como o presidente do partido em Goiás, Alexandre Baldy, conduziu a aliança com o governo, inclusive, indicando seu irmão Adriano do Baldy para ser secretário de Cultura. 

Vanderlan diz que o referido acerto não foi discutido com o partido. No vídeo em que aparece ao lado do presidente nacional do Progressistas, o senador faz vários agradecimentos a pessoas da legenda, mas não menciona Baldy. 

Esta é a quinta vez que Vanderlan troca de partido. Ele iniciou a carreira política em 2003 pelo PL. Três anos depois, filiou-se ao PR e em 2011 ao então PMDB. Em 2013, transferiu-se para o PSB e em 2018 ao PP, atual Progressistas.