Sagres em OFF
Rubens Salomão

Aliado avalia que candidatura de Marconi Perillo teria “grande potencial” ao governo

O presidente do Cidadania em Goiás, Gilvane Felipe, aponta que o caminho da federação de seu partido com o PSDB em Goiás é de sustentação à pré-candidatura de Marconi Perillo ao governo estadual. O ex-governador ainda não oficializa o pleito, mas a decisão foi tomada em reunião da cúpula tucana, na última quarta-feira (13), e deverá se tornar pública no encontro estadual do partido, agendado para este sábado (16), no Setor Jaó, em Goiânia.

“Vemos em sua candidatura um grande potencial para se tornar vitoriosa”, afirma o novo presidente do Cidadania, único partido a confirmar aliança com PSDB, a partir de intervenção da direção nacional da sigla. Gilvane antecipa que o partido vai trabalhar no processo de elaboração Plano de Governo da eventual candidatura de Marconi, assim como na construção de alianças amplas pela candidatura.

Ainda não há, no entanto, definição sobre como se dará a divisão de vagas nas chapas proporcionais, já que neste tipo de nova aliança, os partidos federados devem compor juntos os 18 nomes a serem indicados para candidaturas a deputado federal e 42 na lista de postulantes a deputado estadual. Esta, se for efetivada, será a quinta candidatura de Marconi ao cargo de governador de Goiás em período de 24 anos.

Foto: Ex-governador Marconi cumprimenta o então secretário de Cultura, Gilvane Felipe (2013). (Crédito: Divulgação)

Majoritária

O Cidadania ainda espera a possibilidade de participação com candidatura a vice-governador ou a senador, mas esta definição ainda depende da possível composição de novas alianças, a partir da confirmação da pré-candidatura de Marconi ao governo.

Insatisfações

Tucanos ouvidos pela Coluna esperam que a divisão interna à base do governador Ronaldo Caiado (UB) pode levar eventuais antigos aliados de volta para composição marconistas. A exemplo do PSC, que tem o pré-candidato a Senado, Luiz Carlos do Carmo.

Consolidado

O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) recebeu no diretório do partido, em Goiânia, lideranças e pré-candidatos do PDT, que reafirmaram apoio à sua reeleição. Caiado repetiu balanço da atual gestão e apresentou projetos para eventual novo mandato.

Alianças

“Tenho consciência das dificuldades que passei durante o meu período de mandato. Hoje nós temos um Estado que está equilibrado”, disse. “Goiás tem muito a crescer pela frente, em investimentos. Não temos problema de caixa, temos um Estado com uma estrutura sólida”, finalizou.

Governo prático

O presidente regional do PDT, George Morais, elogiou a “forma prática de governar” da atual gestão. O presidente do MDB e pré-candidato a vice, Daniel Vilela, apontou que a presença do PDT resulta em “chapa forte” e defendeu “estar junto neste momento para que Goiás possa continuar avançando”.

Liderança

Líder da bancada goiana em Brasília, a deputada Flávia Morais (PDT) elogiou o governador por ter sido o primeiro a procurar o partido para dialogar, “para se apresentar e colocar o que fez e o que ainda deseja fazer”. “Tem muita coisa ainda para ser feita, mas a gente sabe que Goiás está no caminho certo”, completou.

Tramitação

A Câmara dos Deputados aprovou, em segunda votação, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 122/2015, que proíbe a União de criar despesa para estados e municípios sem especificar a origem da receita.

Alívio

Presidente da Associação Goiana dos Municípios, o prefeito de Goianira, Carlão da Fox (PSD), comemorou a decisão. “Era uma de nossas demandas. Isso nos dá uma certa tranquilidade para não sermos pegos de surpresa”, afirmou ao Diário de Goiás.

Assinatura

Para entrar em vigor, a PEC 122 precisa, ainda, da sanção do presidente Jair Bolsonaro (PL), o que, na avaliação de Carlão da Fox, deve se concretizar.

Mais lidas:

Leia também: