A partir desta quarta-feira (14/4), volta a valer em Anápolis o decreto municipal, que permite a abertura do comércio. Os detalhes desse novo decreto ainda estão sendo formalizados de devem ser publicados até amanhã (13).

Segundo a prefeitura, nos últimos 10 dias, houve uma queda significativa na quantidade de casos confirmados, óbitos e internações graves. No caso dos leitos de UTI, fator principal da matriz de risco, a taxa de ocupação hoje é de aproximadamente 70%, o que coloca o município no chamado “risco moderado” de colapso no sistema de saúde.

Com a decisão do executivo em devolver a vigência do decreto municipal, o revezamento 14×14 determinado pelo Estado não tem mais validade no município a partir desta quarta-feira (14).

Em vídeo publicado nas redes sociais, onde o anúncio foi feito, o prefeito Roberto Naves destacou a importância de se ter um equilíbrio entre as medidas restritivas e o funcionamento das atividades econômicas: “Nós estamos aqui pra enfrentar a pandemia, pra salvar o maior número de vidas possível, mas também pra garantir o direito de cada trabalhador pra que possa levar o sustento pra sua família”, disse o prefeito. Ele ainda pediu a colaboração dos anapolinos para que respeitem as normas sanitárias. “Sigam os protocolos e ajudem a Prefeitura de Anápolis a continuar preservando a vida e dando condições para que o trabalhador possa levar o sustento pra casa”, finalizou Naves.

Ainda de acordo com a prefeitura, nos 10 últimos dias de março em comparação aos 10 primeiros dias de abril, a diminuição dos casos confirmados é de 61%, tendo sua média caindo de 328 casos por dia no primeiro período para 125 casos por dia no segundo. Os técnicos da Secretaria Municipal de Saúde atribuem esta queda à adoção de medidas restritivas em março, pior mês da pandemia, e também à campanha de vacinação no município que tem sido eficaz e rápida.