Aparecida abre nesta semana a vacinação contra a gripe para toda a população, independente de pertencer a grupos prioritários. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) podem se vacinar indivíduos a partir de 6 meses de idade em qualquer um dos 24 postos estruturados pela Prefeitura. A vacinação ocorre de segunda à sexta-feira, das 8h da manhã às 17h, enquanto durar o estoque de 34 mil doses.

Leia mais: Aparecida entrega 49 escrituras para empresas do polo industrial do município

Leia mais: Pesquisa aponta que 837 municípios relataram falta de vacinas na última semana

Para receber a vacina contra a gripe, o morador deve apresentar os documentos pessoais, comprovante de endereço de Aparecida e cartão de vacinação. “Vale ressaltar que o intervalo mínimo entre a imunização contra a covid e contra a Influenza é de 14 dias. Então se você mora em Aparecida e não tomou ainda a vacina contra a covid-19 ou já passou de 14 dias, procure uma unidade de saúde e se imunize também contra a gripe, pois os sintomas são os mesmos e também há riscos de agravamento”, comunicou a coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro.

A ampliação para toda a população ocorre devido ao município já ter alcançado as metas previstas para os grupos prioritários da 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (H1N1), como idosos, profissionais de saúde e professores, por exemplo. Eles estavam sendo imunizados desde o dia 12 de abril. Segundo a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro, a vacina contra a Influenza é uma medida de prevenção essencial para proteger as pessoas da gripe reduzindo complicações, mortes e a circulação viral na sociedade: “O vírus da influenza causa sintomas semelhantes aos da covid-19 e é preciso detê-lo para prevenir a doença”.

Balanço

Segundo dados da SMS até o momento foram aplicadas 109.808 doses da vacina contra a Influenza em Aparecida do total de 144.200 doses recebidas do Ministério da Saúde. O estoque atual é de 34.392 doses disponíveis. Seguindo o Plano Nacional de Imunização contra a Influenza, a cidade aplicou 29.015 doses em crianças 06 meses a 5 anos; 5.484 doses em gestantes; 1.230 puérperas receberam a dose da vacina; 14.602 doses foram aplicadas em trabalhadores da Saúde; 34.658 doses em idosos; pessoas com Comorbidades foram 14.664 vacinados; 25 receberam a dose contra a gripe; 144 doses aplicadas em Deficientes permanentes; 68 doses aplicadas em adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. Também foram vacinados 595 Funcionários do Sistema Prisional; 4.593 Professores; 2.921 agentes das Forças de Segurança e Salvamento; 451 trabalhadores do Transporte Coletivo; 1.353 Caminhoneiros; e 5 Trabalhadores Portuários.

Márcia Neves de Oliveira, moradora do Jardim Bonanza, aproveitou a abertura da vacinação contra a Influenza para população em geral e foi com o filho se vacinar. “Eu vi na Tv que estavam vacinando fora do grupo prioritário, então não perdi tempo e vim com meu filho de 11 anos para me vacinar. A prevenção é sempre o melhor remédio e mesmo sendo menos letal que o Coronavírus, o vírus da gripe também se agrava e por isso é bom tomar a vacina”, comentou ela. “Uma picadinha que ajuda a gente a não ficar doente”, disse o adolescente Arthur Neves de Oliveira.