Nas eleições de 2020, uma pesquisa apontou que 7 em cada 10 brasileiros só leem os títulos das notícias e não os conteúdos. Com isso, o eleitor tem que ficar esperto e checar tudo para não cair em notícia falsa.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza o Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições. O sistema é um canal na web que permite o envio de denúncias, especificamente relacionadas à desinformação ou disparo em massa sobre o processo eleitoral.

Assista a reportagem completa:

Para o presidente da Comissão de Combate à Desinformação e Corrupção Eleitoral da OAB-GO, Samuel Balduíno, o uso de fake news configura corrupção eleitoral como outros crimes.

“A desinformação é como qualquer outro tipo de corrupção eleitoral, como compra de votos, por exemplo. A utilização de fake news interfere de forma maléfica no processo de decisão do eleitor, o que configura crime.

O aplicativo Boletim na Mão é ideal para o dia das eleições, já́ que permite que qualquer cidadão conheça os resultados apurados nas urnas diretamente do celular. A OAB também possui WhatsApp 62 99643-8769 que recebe denúncias relacionadas a desinformação

Leia mais: