Pelo segundo ano consecutivo, o Atlético Goianiense deu adeus à Copa São Paulo de Futebol Júnior na terceira fase, o melhor desempenho do clube na competição. Em 2022, a campanha rubro-negra foi a melhor do futebol goiano, que também contou com Goiás, Vila Nova e Aparecidense na disputa.

A marca foi celebrada pelo clube, já que a comissão técnica da equipe sub-20 optou por levar um time mais jovem para o interior de São Paulo. Após resultados ruins da categoria no ano passado, a equipe comandada por Rogério Corrêa passou por reformulação e garotos do sub-17 integraram o elenco para a Copinha.

Leia também – Adson Batista analisa resultado do Atlético-GO e comenta sobre técnico: “não podemos errar”

Leia também – Dudu dedica a esposa e filha gols da vitória do Atlético-GO

Mas além da boa impressão que deixou na competição, sendo eliminado inclusive pelo Palmeiras, time que ficou com o título, o Atlético-GO voltou para Goiânia com reforços. O coordenador técnico Rafael Cotta e o auxiliar Eduardo Souza, integrantes da comissão permanente, viajaram para algumas cidades do interior paulista e mapearam alguns atletas. Os dois concederam entrevista coletiva e falaram sobre essa captação logo após o torneio:

O processo foi feito em conjunto com o departamento de base do Dragão, através do gerente Wendell Batata e de outros membros da comissão técnica, e já trouxe novidades para a sequência da temporada 2022. O clube acertou até o momento a contratação de quatro atletas que foram observados durante a competição e a tendência é que pelo menos mais três jogadores cheguem nos próximos dias.

Apesar de ter sido uma competição sub-21 neste ano, a Copinha rendeu ao Atlético-GO um reforço para a categoria sub-17. O goleiro Matheus Vieira, de 17 anos, que chega por empréstimo do União Iacanga até o final do ano. Se conseguir se destacar na disputa do Campeonato Brasileiro, o clube goiano tem a opção de exercer a compra do jogador.

Matheus Vieira, goleiro contratado para o sub-17 do Atlético-GO (Foto: Reprodução/Instagram)

Para o sub-20 chegaram três atletas. O primeiro deles já é mais conhecido da diretoria porque vem do Vila Nova e já havia sido observado também antes da Copinha. O volante Gustavo, de 19 anos, assinou por empréstimo até o final da próxima edição da Copa São Paulo e o rubro-negro tem a preferência para adquiri-lo em definitivo após esse período.

Revelado na base colorada, Gustavo teve uma rápida passagem pela base do Atlético-MG em 2020 e atuou em 10 partidas por lá. Ele também foi aproveitado no profissional do Tigrão no ano passado durante a Copa Verde, quando entrou em campo duas vezes.

Leia também – Vila Nova empresta volante de 19 anos ao Atlético-GO com prioridade de compra

O sistema defensivo também foi reforçado e terá como novidade nesta temporada o zagueiro Cristiano, de 19 anos, que defendeu o Santa Cruz. Ele chega ao Atlético-GO com um contrato amador até janeiro de 2023 com a possibilidade de se profissionalizar durante esse período. Além das três partidas que disputou na Copinha, Cristiano também marcou um gol.

A diretoria atleticana também garantiu um reforço para o setor de criação da equipe sub-20 ao contratar o meia Pedro Lemos, de 19 anos, que chega por empréstimo junto ao Volta Redonda até o final deste anos. Natural do Rio de Janeiro, ele começou nas categorias de base do Atlético-MG onde permaneceu até a categoria sub-17, em 2019. Se transferiu para o Volta Redonda, time que defendeu na Copinha, marcando um gol e dando uma assistência em três jogos.