Arena Repense: jovens inovam na agricultura urbana e familiar com soluções sustentáveis

Repense do último domingo (11) mostrou como jovens inovaram na agricultura urbana e familiar e trouxeram soluções sustentáveis. A agricultura tem perdido espaço com o crescimento dos centros urbanos. Porém, a juventude corre atrás de saídas sustentáveis para a popularização de uma modalidade que une o agro às grandes selvas de pedra, a agricultura urbana.

Assista à live:

O tema foi discutido no Arena Repense desta quarta-feira (14), que teve mediação dos jornalistas do Sistema Sagres, Samuel Straioto e Jéssica Dias. A conversa foi com o gerente de Formação Profissional Rural da FAEG, Leonnardo Furquim, e a instrutora da Renapsi pólo Goiás, Nathalia Mota.

De acordo com o especialista, quando você fala em inovação, é fazer aquilo que é comum de uma forma diferente, que vai transformar a realidade e que ninguém nunca havia feito. Isso também se aplica na agricultura.

“Por isso colocamos a temática do ‘Tudo é agro’. Dentro disso, é mostrar para a sociedade que tudo que estamos relacionando no dia a dia vem do agro, desde a comida, o café da manhã, almoço, até roupa e madeira. E uma das vertentes é a agricultura urbana. Então, os jovens tinham que fazer ações para produzir alimento de forma inovadora, saindo do corriqueiro, do que todo mundo faz”, explicou.

(Foto: Reprodução/Sagres TV)

Leonnardo Furquim também ressaltou que outras federações do país fazem trabalhos semelhantes a esses desenvolvidos por jovens em Goiás. O especialista afirmou que são atividades de estímulo a fomento à liderança e sucessão no agro.

“Nós precisamos formar cada vez mais pessoas que vão assumir cargos de liderança e importância em empresas, no governo, etc. Todo estado tem seu programa de jovens, conduzindo de uma forma diferente. Aqui em Goiás nós podemos garantir tranquilamente que somos o estado que faz o maior investimento nos jovens”, pontuou.

Leia mais: