O presidente Jair Bolsonaro convocou manifestações de apoio ao seu governo para o Feriado da Independência, comemorado no dia 7 de Setembro. Em entrevista à Sagres, o presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos do Estado de Goiás (Assego), subtenente Cláudio Coelho, defendeu a participação de policiais militares e bombeiros militares, desde que não estejam fardados, em horário de serviço e que compareçam desarmados ao evento. “É a recomendação da nossa entidade nacional, porque eles irão como cidadãos brasileiros”.

Ouça e entrevista completa:

A declaração de Cláudio Coelho ocorre em meio a dúvidas sobre a participação de PMs da ativa nas manifestações do dia 7 de Setembro, em função do risco de partidarização das corporações. Ao defender a participação, Cláudio confirmou que vai às manifestações e, “sem ideologia”, apenas para exigir mais harmonia entre os poderes. “A partir do momento que tolhe a participação de um cidadão brasileiro em um evento cívico, retirando o seu direito de ir e vir, nós percebemos que é uma violação muito grande aos dispositivos constitucionais”.

Saiba mais:

PodFalar #150: O que esperar do 7 de Setembro e a movimentação da oposição em Goiás

Debate Super Sábado #260: Sete de Setembro: especialistas avaliam o que rege a Constituição

O subtenente ainda reforçou que “não há nenhum crime” por parte do policial que for às manifestações, seja ele da ativa ou da reserva remunerada, pois como “cidadão brasileiro de primeira categoria”, está apto a participar de movimentos cívicos. Porém, caso o militar opte por desobedecer as recomendações quanto ao desarmamento, estará sujeito à lei. “A partir do momento que o policial militar incorre numa conduta delituosa, como qualquer cidadão civil, ele vai responder pelo seu ato e pela sua conduta individual”.

Sobre as convocações do presidente Jair Bolsonaro para as manifestações, Cláudio Coelho afirmou que não viu nenhuma e que não pode se responsabilizar por posicionamentos individuais dos chefes de poderes. “Nós, enquanto cidadãos brasileiros, almejamos o restabelecimento do diálogo entre os poderes, da autonomia, da harmonia, porque o que queremos é um Brasil melhor para todos. Então, esse discurso de antidemocracia num movimento cívico, eu não posso encarar como realidade”.

Promoções de PMs em Goiás

O presidente da Assego, Cláudio Coelho, informou na entrevista que mais de 3 mil praças devem ser promovidos de soldados para subtenentes, no próximo dia 21 de setembro. Segundo ele, as promoções ocorrem pela legislação, a partir de determinado tempo de trabalho. “O governo do Estado, no que se refere às promoções, ao longo de sua gestão, desde 2019, vem cumprindo com o compromisso de valorizar a categoria, conforme o que determina a lei, tanto a lei de promoção de praças quanto de oficiais”.

Assista a entrevista no Sagres Sinal Aberto: