Atletas goianos dos Jogos Paralímpicos de Tóquio receberam homenagem do Governo de Goiás, nesta terça-feira (14/9), no Palácio das Esmeraldas. Dessa forma, foram entregues certificados em reconhecimento dos goianos. Andrey Muniz, do tiro com arco, recebeu, em mãos, a homenagem em nome dos demais atletas.

Leia também: Parceria com Sesc e Vila Nova oferece aulas de iniciação esportiva gratuitas para estudantes

Ao todo, 14 goianos estiveram em Tóquio em 7 modalidades: vôlei sentado, tiro com arco, tênis de mesa, natação, atletismo, bocha e ciclismo. Além disso, 6 esportistas são apoiados pelo Governo de Goiás, pelo Pró-Atleta, programa de fomento ao esporte de alto rendimento.

A seleção de vôlei levou o bronze, sendo a única equipe feminina de esporte coletivo da América do Sul a ganhar medalha no Japão. Com 4 goianas, a equipe repetiu o feito nos jogos do Rio de Janeiro, em 2016. Ádria Jesus, Jani Freitas, Pâmela Pereira e Nurya Almeida estão entre os esportistas do Pró-Atleta em Goiás.

De acordo com o governo, o paradesporto tem 10% das 600 bolsas oferecidas. A atleta Ádria Jesus exaltou a conquista em Tóquio. “Isso para nós é um feito histórico. Assim como no Rio, a primeira medalha de uma equipe feminina. Então, é muito gratificante colocar essa medalha”, afirmou.

Atleta Ádria Jesus | Foto: Paulo Massad

Mais atletas em Tóquio

Dois atletas goianos do Pró-Atleta que estiveram em Tóquio participaram pela 1ª vez. Hélcio Luiz Jaime chegou às quartas no tiro com arco, ficando na 6ª posição da categoria W1. Além disso, Millena França esteve na disputa individual e por equipes do tênis de mesa.

Por outro lado, Vanilton Filho e Andrey Muniz competiram nos Jogos pela 2ª vez. Na natação, Vanilton disputou as provas de revezamento 4×100 m, 50 m livre e 100 m borboleta. Já Andrey Muniz participou do tiro com arco, na categoria Compound Men. Assim como Hélcio Luiz Jaime e Millena França, Lethícia Rodrigues esteve pela primeira vez nas Paralimpíadas, na disputa individual e por equipes do tênis de mesa.

Estado de Goiás

Da mesma forma, o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Henderson de Paula Rodrigues, enalteceu os esportistas goianos. “É nisso que a gente acredita. Ao desenvolver o esporte e o paradesporto, nós vamos trazer muitos benefícios para a sociedade que é muito carente no desenvolvimento”, afirmou.

Além disso, Henderson revelou planos para o futuro. “Nós estamos levando uma visão voltada para Paris em 2024, e para os Estados Unidos, em 2028. Então, nós temos que pensar em projeto a curto, médio e longo prazo, no qual o desporto e o paradesporto se desenvolvessem nos municípios. Ou seja, nós temos várias pessoas que têm condições de trazer um melhor convívio social e condição de vida. Assim, o desporto e o paradesporto dão essa condição”, explicou.

Nesse sentido, Caiado lembrou o empenho para priorizar pessoas com deficiência. “Podemos levar todas essas pessoas a terem dignidade e, amanhã, altivez para chegar onde desejarem, seja na fase esportiva, profissional ou naquilo que desejarem. Mas, com autoestima e respeito de todo o Estado de Goiás”, ressaltou.

Caiado ainda entregou às atletas do Pró-Atleta os uniformes da equipe para as Paralimpíadas Universitárias. Ao todo, 27 atletas goianos estarão na competição, entre 16 e 19 deste mês, em São Paulo.

Uniformes das Paralimpíadas Universitárias | Foto: Paulo Massad

Junior Kamenach é estagiário do Sistema Sagres de Comunicação, em Parceria com IPHAC e a Faculdade UniAraguaia, sob supervisão do coordenador de esportes Charlie Pereira.