CAIO BLOIS
RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – O Botafogo se aproximou de um acerto com César Farías, técnico da seleção da Bolívia. Um dos estrangeiros oferecidos ao clube, o venezuelano de 47 anos se empolgou com o projeto apresentado pelos botafoguenses e agora depende apenas da liberação de seu cargo.

Entre o treinador e o clube já está tudo alinhado, resta apenas o aval da FBF (Federação Boliviana de Futebol). Farías se reunirá com dirigentes bolivianos ainda nesta segunda-feira (2) para tratar de uma rescisão amigável.

O Botafogo está sem técnico desde a última quarta (28), quando optou por rebaixar Bruno Lazaroni novamente ao posto de auxiliar após apenas seis jogos -ele preferiu deixar o clube de vez. A diretoria espera anunciar oficialmente o novo treinador já nas próximas horas.

Farías foi treinador da seleção da Venezuela entre 2007 e 2013. Por um breve período, acumulou a cadeira do time principal do país com a do sub-20, classificando a “Vinotinto” pela primeira vez para uma Copa do Mundo.

Na ocasião, seu trabalho atraiu o interesse do futebol mexicano, e o treinador foi para o Tijuana, onde chegou às semifinais da Concachampions.

Depois, decidiu rescindir seu contrato para ir morar nos Estados Unidos. A ideia do técnico era entender conceitos de hóquei, basquete e futebol americano, tentando aplicá-los ao futebol.

Antes de assumir a Bolívia, César Farías passou pela Índia, assumiu o Cerro Porteño, comprou ações do Zulia FC, de seu país, e venceu o Campeonato Boliviano com o The Strongest, que também levou às oitavas de final da Libertadores em 2016, quando foi eliminado pelo Lanús, que acabou vice-campeão daquela edição.