Os nomes de Brasil e Azerbaijão constam no rascunho do documento final da 28ª edição da Conferências das Nações Unidas Contra as Mudanças Climáticas (COP 28). O esboço foi divulgado neste domingo (10), antepenúltimo dia da conferência que acontece em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Leia mais: COP-30: Para especialista, combate às desigualdades estará entre desafios da conferência em Belém

De acordo com o rascunho, chamado de “draft”, a indicação do Brasil consta como país aprovado para sediar a COP 30 em 2025, em Belém do Pará. Já o Azerbaijão, no leste europeu, deverá sediar a conferência em 2024, a COP 29.

Além disso, o documento mostra as datas em que as próximas COPs ocorrerão. No Azerbaijão a COP 29 será de 11 a 22 de novembro de 2024. No Brasil, a COP 30 ocorrerá de 10 a 21 de novembro de 2025. A confirmação deste rascunho, porém, só será formalizada nesta terça-feira (12), último dia da conferência em Dubai.

Quando o Brasil se candidatou pelo grupo de países da América Latina a sediar a COP 30, em janeiro deste ano, nenhum país se opôs. Desse modo, a candidatura é oficializada. Desde então, vários eventos ocorreram em Belém do Pará como preparatórios para a conferência.

Como não houve oposição à candidatura brasileira, a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC) termina por aprovar.

COP

Realizada anualmente desde 1995, a COP é uma conferência mundial com a presença de representantes de centenas de países. O principal objetivo é conter as consequências das mudanças no clima provocadas pela humanidade.

Na cúpula, entre outros temas, os países participantes revisam seus compromissos de manter o aquecimento global bem abaixo de 2°C acima dos níveis pré-industriais. Ademais, buscam esforços globais para limitá-lo a 1,5°C, conforme discutido definido no Acordo de Paris em 2015. Na conferência, os representantes debatem ainda como podem ajudar nações que são vulneráveis às mudanças climáticas.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima

Leia mais

Marina Silva diz que países devem “tirar o pé do acelerador” das energias fósseis

COP-28: Pecuária é principal fator de retirada de vegetação na América do Sul

Em Dubai, secretária avalia quais caminhos Goiás precisa tomar após a COP-28