Uma nova era, uma nova trajetória, mas o desejo de um sucesso repetido. Assim a Seleção Brasileira recomeça hoje um planejamento de fazer bonito na Copa do Mundo de 2014, um novo momento com um velho conhecido: Luís Felipe Scolari, técnico campeão do Mundo em 2002. O primeiro desafio é nesta quarta-feira, contra a Inglaterra, às 17h30 (horário de Brasília), no estádio de Wembley, em Londres.

Pouco mais de 10 anos depois, Felipão volta ao comando da Seleção pelo apelo popular, que sempre lembra da campanha realizada na Coreia e Japão e da “Família Scolari”, que tinha Ronaldo, Rivaldo e cia. A nova busca de Felipão é por resgatar a esperança do povo brasileiro na Seleção e manter seu retrospecto no comando da amarelinha, que é de 73%. E nesse primeiro compromisso, algumas mudanças no time já são visíveis.

Com apenas dois treinos, o Brasil já tem quatro novidades no time titular. No gol, Diego Alves perdeu a posição para o experiente Júlio César, que parece ter moral com o comandante. Na defesa, uma estreia: sem Thiago Silva, lesionado, coube a Dante, defensor do Bayern de Munique, ser titular ao lado de David Luis. No ataque, Luis Fabiano ganha uma chance ao lado de Neymar.

A maior novidade está no meio-campo: Ronaldinho Gaúcho volta a Seleção como homem de confiança de Felipão e vai fazer o jogo de número 100 com a camisa do Brasil. A última partida de Ronaldinho com a amarelinha foi contra a Bósnia, há um ano, ainda sob o comando de Mano Menezes.

No lado inglês, o técnico Roy Hodgson tem problemas para escalar o time na festa de 150 anos da Federação Inglesa de Futebol. O volante Carrick e os atacantes Defoe e Sturridge estão lesionados. Théo Walcott, jogador do Arsenal, será o titular ao lado de Wayne Rooney. No meio, o destaque fica para o experiente Steven Gerrard, capitão da equipe.

FICHA TÉCNICA

INGLATERRA X BRASIL

Local: Estádio de Wembley, em Londres (ING)
Data/Hora: 6/2/2013, às 17h30 (de Brasília)
Árbitro: Pedro Proença (POR)
Auxiliares: Bertino Miranda (POR) e Tiago Trigo (POR).

INGLATERRA: Joe Hart; Glen Johnson, Gary Cahill, Phil Jagielka e Ashley Cole; Steven Gerrard, Tom Cleverley, James Milner e Jack Wilshere; Theo Walcott e Wayne Rooney. Técnico: Roy Hodgson.

BRASIL: Julio César, Daniel Alves, David Luiz, Dante e Adriano; Ramires, Paulinho, Oscar e Ronaldinho Gaúcho; Neymar e Luis Fabiano. Técnico: Luiz Felipe Scolari.