Sagres em OFF
Rubens Salomão

Bruno Peixoto repete votação unânime em reeleição antecipada ao comando da Alego

Após apenas 115 dias da eleição à presidência da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Bruno Peixoto (UB) repetiu o feito na tarde desta terça-feira (18). O ex-líder do governo de Ronaldo Caiado (UB) na Casa manteve a até então inédita votação unânime, com apoio de deputados governistas e de oposição. Em discurso, o presidente reeleito para a gestão 2025-2026 reforçou o compromisso de aumentar os recursos e condições dos gabinetes de todos os parlamentares.

“Não é ampliar gabinete. É melhorar a estrutura necessária”, considerou Bruno, em entrevista coletiva. “Exemplo: nós estamos trabalhando na modernização. Vamos lançar na próxima semana o aplicativo ‘Alego Play’, em que a população vai poder acompanhar todos os trabalhos dos deputados”, afirma o deputado. Bruno ainda aponta que a evolução interna passa pelo fim da apresentação de projetos e requerimentos de forma física. “Tudo da maneira digital em que a população vai poder acompanhar em tempo real”, disse.

Ainda na eleição interna em 2022, Peixoto garantia em entrevistas e conversas com deputados que não seria candidato à reeleição para a presidência da Alego. O cenário mudou e a Casa aprovou projeto de resolução que antecipou a eleição da Mesa Diretora, e marcou sessão na data do aniversário de Bruno. O texto foi apresentado pelos deputados Gustavo Sebba (PSDB) e Coronel Adailton (Solidariedade), em PEC de autoria de Paulo Cezar Martins (PL).

alego unânime
Foto: Presidente reeleição de forma unânime, Bruno Peixoto concede entrevista coletiva. (Crédito: Hellenn Reis/Alego)

Unânime

O presidente fez sinalizações à base e à oposição, no discurso depois da reeleição. Disse que tem relação próxima com o governador Ronaldo Caiado (UB), mas que mantém amizade com deputados da oposição. “Por mais que sou base, defensor do governo, jamais vou cercear o direito da oposição de falar”, disse.

unânime bruno
Foto: Parlamentares posam para foto após reeleição unânime e antecipada. (Crédito: Maykon Cardoso/Alego)

Número mantido

“Não significa aumentar número de servidores em gabinete, até mesmo porque nós estamos trabalhando em sintonia com a Legislação federal, que não permite aumento porque o número de servidores de gabinete é 75%. Mas nós vamos fortalecer o mandato do deputado para atender a população”, disse Bruno, ainda sobre “ampliar gabinetes”.

Cargos secundários

Sem homens na chapa eleita em 2022, a Alego passará a ter duas mulheres entre cargos da Mesa Diretora a partir de 2025, mas longe do protagonismo. São elas: Bia de Lima (PT), eleita para a terceira vice-presidência, e Vivian Naves (PP), que ocupará a recém-criada quinta secretaria.

Primeiro aqui

Como antecipado pela Sagres Em OFF, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), confirmou ontem alterações no secretariado para atender a vereadores da CEI da Comurg. O relator, Thialu Guioti (Avante), foi atendido com a indicação para a Secretaria de Esportes, enquanto o membro titular, Paulo Henrique da Farmácia (Agir), recebeu a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia.

rogerio cruz vereadores
Foto: PH da Farmácia (esq.), Tatiana Lemos, Rogério Cruz, Sabrina Garcez e Thialu Guioti, no Paço. (Crédito: Divulgação)

Mudança

Na Secretaria de Esporte, sai Álvaro Alexandre e entra o advogado Danilo Viana Rabelo. Já na Inovação Ciência e Tecnologia, Hemmanoel Feitosa e Silva dá lugar ao ex-vereador Paulo César da Silva, o Paulo da Farmácia, pai do atual vereador.

Perto do fim

As nomeações estavam acertadas há duas semanas, desde quando Paulo Henrique da Farmácia abandonou o tom crítico na CEI. No mesmo período, Thiali apresentou requerimento que prevê o fim antecipado da Comissão de Inquérito, com votação do relatório final já no próximo dia 30.

Isolado

Em entrevista exclusiva ao PodFalar, o presidente da CEI da Comurg, Ronilson Reis (PMB), nega que tenha ficado isolado na Comissão com a adesão dos colegas que mantinha postura independente. Confira aqui a última edição do primeiro podcast de política de Goiás.

vanderlan cardoso
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Candidatíssimo

O senador Vanderlan Cardoso aponta que a principal meta na presidência do PSD em Goiás será formatar chapas competitivas e lançar candidatos a prefeitos em “todos os municípios”. O ex-prefeito de Senador Canedo assume o posto no dia 31 deste mês, mas evita confirmar a terceira candidatura à prefeitura de Goiânia.

Coletivo

“Já fui presidente de partido e eu sei que para o partido crescer ele precisa ter candidatura. Se você me perguntar, a meta principal é ter candidatura em todos os municípios. Principalmente, Goiânia”, afirmou o senador durante entrevista ao Diário de Goiás.

Vontade?

“Não é que eu queira ser o candidato. Tem que a ver todo um consenso em torno do nosso nome”, disse o senador sobre candidatura na capital.

Leia mais da Sagres Em OFF:

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.