Será às 11h da manhã de sexta-feira, dia 24 de dezembro, no Palácio da Alvorada, que o presidente Jair Bolsonaro (PL) assinará a adesão de Goiás ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). O anúncio foi feito nesta quarta-feira (22) pelo governador Ronaldo Caiado (União Brasil), enquanto discursava em evento no interior do Estado, no município de Bela Vista de Goiás.

Leia mais: Governo divulga íntegra do Plano de Recuperação Fiscal de Goiás

Leia mais: “Trabalhar contra o RRF é fazer uma política pequena e rasteira”

“Graças a Deus nós vamos assinar o contrato da renegociação da dívida dia 24 às 11h da manhã no Palácio da Alvorada, foi-me comunicado hoje pela manhã. Foi o único Estado do país, o único, que conseguiu renegociar as suas dívidas. No Brasil inteiro só Goiás conseguiu e o presidente vai assinar dia 24 às 11h da manhã no Palácio da Alvorada”, discursou o governador.

Após os processos de adesão ao RRF, assunto que foi um dos temas do PodFalar #165, a assinatura de Bolsonaro é o último passo para que Goiás ingresse no regime. No entanto, em live, realizada na última quinta-feira (16), o presidente preferiu colocar em dúvida se assinaria ou não o documento, mesmo com aval da equipe econômica, e disse que esperaria um pouco mais pois quer “tomar conhecimento do assunto”.

Em entrevista à Sagres na terça-feira (21), Caiado afirmou que chegou a marcar uma audiência com Bolsonaro para “esclarecer” pontos a respeito da assinatura da adesão ao RRF. O Regime de Recuperação Fiscal fornece dois instrumentos principais para o reequilíbrio das contas estaduais: a suspensão da dívida pública, dando fôlego ao Estado enquanto as medidas de ajuste implantadas trazem os resultados esperados, e a reestruturação da dívida em condições melhores de taxas de juros e prazos.