Sagres em OFF
Rubens Salomão

Caiado recebe apoio de tucanos e “truca” três anos de governo contra 20 anos do PSDB

O governador Ronaldo Caiado participou de encontro do União Brasil e partidos aliados neste fim de semana e, no discurso, voltou a criticar as gestões do PSDB, nos 20 anos entre 1998 e 2018. Caiado chegou a “trucar”, como no jogo de cartas, tendo seus 3 anos de governo contra as duas décadas de hegemonia tucana. No mesmo evento, a base do governador passou a receber a adesão de mais dois prefeitos do PSDB: Vando Vitor, de Palmeiras de Goiás, e Mário Macaco, de Itapaci.

Ouça “#383: Caiado recebe apoio de tucanos e “truca” três anos de governo contra 20 anos do PSDB” no Spreaker.

Além de ser prefeito da cidade de origem de Marconi Perillo, Vando Vitor teve o apoio direto do ex-governador na eleição de 2020, quando venceu o ex-prefeito Alberane Marques, que precisou de filiar ao Republicanos para disputar o pleito. Caiado voltou a comparar as gestões e mantém discurso de que os apoios recebidos não representam apenas decisões políticas, mas sim a confirmação de que a atual gestão apresenta resultados.

“É importante que eu dê argumento a vocês”, disse Caiado no discurso, em direção aos aliados presentes, antes de retomar metáfora sobre o “desmame de bezerro”, para defender a retirada dos tucanos do poder. “Agora acabou isso aí. As pessoas estão vendo para onde está indo o dinheiro. Para onde está indo o dinheiro? Para ter escola pública digna da melhor qualidade do país, que temos hoje implantada em Goiás. Só na Educação, nós já investimos R$ 3,3 bilhões. Onde é que estava esse dinheiro nos 20 anos? Eu já estou é trucando neles: é 20 anos por 3 anos dois meses e 25 dias. Eu posso trucar neles”, disse o governador.

Bate e rebate

O ex-governador Marconi Perillo, que também participou de encontro partidário neste fim de semana, respondeu às críticas por nota. No texto, volta a confirmar disposição para debater diretamente com Caiado, apesar de ainda não confirmar se será candidato ao governo estadual.

Desafio

“Eu já desafiei e continuo a desafiar Caiado para um debate sobre nossas vidas e nossos governos. Ele, como sempre, foge e continua me atacando. Eu troco 6 meses de governo de qualquer um de meus mandatos pelos 3 anos, 2 meses e 26 dias do mandato de Caiado, o pior governador de nossa história.

Sem recado

“Pare de mandar recados, Caiado. Vamos debater frente a frente. Outubro está chegando e o povo goiano, enganado em 2018, dará a resposta que você merece”, acredita Marconi.

Ainda não

Depois de garantir que teria pré-candidatura ao governo de Goiás lançada pelo próprio presidente, o deputado federal Major Vitor Hugo preciso adiar a filiação do PL. É que Jair Bolsonaro lançou a própria pré-candidatura à reeleição, mas não citou o parlamentar.

Guerra interna

Desde terça-feira (22) da última semana, depois da divulgação de vídeo de apoio de Bolsonaro a Vitor Hugo, o comando regional do Partido Liberal e outros apoiadores de Gustavo Mendanha mantêm marcação cerrada para conseguir o apoio do presidente ao prefeito de Aparecida de Goiânia.

Prazo final

O presidente deve decidir nesta semana, mas há quem defende uma terceira alternativa: que Vitor Hugo confirme filiação ao PL, mas tenha de aguardar até a convenção para saber se será mesmo candidato ao governo. A conferir.

Investimento

O governo de Goiás aprovou 97 financiamentos rurais com recursos do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO). Os empréstimos somam R$ 105,8 milhões e serão distribuídos em 45 municípios do Estado.

Divisão

Do volume total de recursos, 80,9% serão para financiar estabelecimentos de mini, pequeno e pequeno-médio portes, segundo a Secretaria da Agricultura goiana. A produção de grãos receberá a maior parte dos recursos (76,1%) e é também a atividade que mais deverá gerar novos postos de trabalho com os empréstimos (107). Na sequência estão a bovinocultura de corte (20,8% dos recursos) e a avicultura (3,1%).

Mais lidas:

Leia também: