Estimular as crianças de forma pedagógica a pensarem os recursos hídricos como patrimônio da humanidade, de modo que sejam verdadeiros guardiões da água.

Este é um dos objetivos da cartilha “Água: Patrimônio da Humanidade”, desenvolvida pelo Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG) e pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad Goiás).

A ação pretende auxiliar as escolas públicas e particulares a abordar a temática dos recursos hídricos aos alunos de 6 a 12 anos do ensino fundamental, como explica a professora da UFG e idealizadora da cartilha, Laís Rodrigues Campos, em entrevista ao Sagres em Tom Maior desta quinta-feira (29).

“As crianças têm um papel fundamental nesse processo porque estão em uma fase de desenvolvimento ainda, passando por esse processo de construção de conceito, de ideias. Muitas vezes, a criança é que alerta a família, os pais, os amigos. Então a criança tem o potencial para fazer esses alertas, chamar a atenção de uma forma muito mais consciente”, afirma. “Nós do PBAPGO pensamos que as crianças são nossos guardiões”, conclui.

À esquerda, a professora da UFG Laís Rodrigues Campos no STM #257 (Foto: Sagres TV)

Professores e professoras, por sua vez, poderão orientar diversos trabalhos, o que permite que a cartilha seja trabalhada como material pedagógico em aula e que as cartas e os desenhos sejam utilizados como atividade. Ao fim, os orientadores poderão solicitar certificado de participação com carga horária de duas horas-aula por estudante orientado.

A cartilha infantil está disponível no site do projeto Plano de Bacias dos Afluentes do Rio Paranaíba (PBAP-GO), clicando aqui.

Capa da cartilha

A preocupação com a água potável e o saneamento básico está entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), e o Sistema Sagres de Comunicação apoia integralmente essa causa.

Confira a entrevista na íntegra a seguir no início do Sagres em Tom Maior #257