O Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), localizado no Setor Negrão de Lima, região leste de Goiânia é referência no tratamento de pacientes com as mais diversas enfermidades.

Um dos métodos utilizados é o de terapia com animais. Em outras instituições, recorre-se a cães, gatos, pássaros e até a peixes. De acordo com o supervisor de Terapia Ocupacional do Crer, Jefferson Silva Dias, em entrevista ao programa Cidadania em Destaque no quadro Mundo Pet, o Crer utiliza, desde 2004, a equoterapia.

Ouça a entrevista na íntegra: {mp3}Podcasts/2016/julho/28/mundopetequoterapia{/mp3}

Neste método terapêutico, cavalos são utilizados para ajudar na recuperação de pacientes que perderam movimentos e também de outras enfermidades. Segundo Dias, o tratamento pode ser realizado com pacientes a partir dos três anos de idade. Ele explica que antes de utilizar os cavalos no processo de recuperação, é preciso que cada um seja devidamente domado.

“Hoje nós contamos com 12 animais, são todos provenientes de doação, e a gente tem que fazer todo um trabalho em relação à doma desse animal. Nosso auxiliares possuem cursos de doma racional, a chamada doma indiana e isso melhora muito no tratamento de nossos pacientes”, ressalta o supervisor.

Dias relata que o Crer conta com uma equipe completa para conduzir os tratamentos, com dois psicólogos, dois terapeutas ocupacionais, quatro fisioterapeutas e uma fonoaudióloga, além de 11 auxiliares guias dos animais. Ele destaca as principais situações nas quais os animais são utilizados.

“A gente trabalha tanto na parte intelectual, física, visual e auditiva. Por exemplo, um paciente lesado medular, autista, com Síndrome de Dawn, paralisia cerebral, que é a nossa maior clínica, distúrbios de aprendizagem, comportamento e lesão encefálica adquirida. É muito importante porque o vínculo que o cavalo estabelece com a criança e até mesmo com o adulto favorece muito o desenvolvimento, tanto intelectual quanto motor desse paciente”, destaca.

De acordo com o supervisor, o Crer atende atualmente 240 paciente. Cada atendimento possui um tempo médio de 30 minutos e é realizado uma vez por semana. O tratamento é feito em parceria com a Cavalaria da Polícia Militar, que fica ao lado e cujo espaço é utilizados para as sessões de equoterapia. O tratamento tem duração de seis meses a um ano, dependendo da enfermidade.