O Programa Nosso Melhor está em festa. Esta semana veiculamos nosso centésimo programa, ufa!! Ao olhar para trás me espantei com a quantidade de pessoas, ideias e temas discutidos, os problemas debatidos e as soluções apresentadas. Tudo passou muito rápido, e isso é um ótimo sinal.

Para esta edição comemorativa, tive a honra de ter uma prosa com o meu “maestro” Adair Meira, o pai da Fundação Pró-Cerrado. Também recebi, pela primeira vez nos nossos estúdios da Sagres, o nosso parceiro Carlos Alberto Moura, presidente do Codese, que nos acompanha desde o primeiro Nosso Melhor.

Ouça e formato de podcast:

Ouça “#23 | Celebrando 100 episódios de boas notícias e pessoas inspiradoras” no Spreaker.

Adair Meira é nosso “comandante” no sistema Sagres de Comunicação. Vem dele a ideia de “navegar novos mares da comunicação”, de oferecer aos ouvintes e espectadores uma comunicação mais propositiva, positiva e acolhedora. O próprio Programa Nosso Melhor é fruto dessa ideia.

Para Adair, a comunicação é um direito. Não basta informar, é preciso motivar as pessoas com elementos de esperança.

A educação é outro mote da Sagres. Adair entende que comunicação e educação andam juntos. Ao informar, diz, os veículos de comunicação oferecem discernimento para o cidadão decidir, gerar debate e buscar mais informações.

Prova disso é o compromisso da Sagres com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Temas que colaboram com a inclusão, com a vida, e isso é educação!

Adair vê um futuro de maior colaboração entre as pessoas, de elementos mais amplos. Mesmo com extremos como a pandemia, crise econômica e conflitos armados, Adair vê esperança para superar desafios e construir uma sociedade melhor.

Bate-bola

O presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Goiânia (Codese) é parceiro desde o primeiro episódio do programa. Tive um bate-bola com este vilanovense apaixonado, sobre os principais temas abordados pelo programa em suas primeiras 99 edições.

A primeira parte da conversa eu busquei trechos de grandes entrevistas que fizemos, com foco em autoconhecimento, espiritualidade e cultura. “O autoconhecimento é uma busca incessante”, ressalta Carlos Alberto. Para ele, o desafio é conhecer suas próprias características, e assim desenvolvê-las e usá-las para o bem.

A segunda parte foi mais social, sobre cidadania, desenvolvimento e o Plano Diretor de Goiânia. O assunto se encaixa nas preferências de Carlos Alberto, que destaca a importância da chamada quadrihélice, que é a união do setor público, privado, universidades e sociedade civil, na construção das soluções dos problemas em comum. “Quando se resolve um problema coletivo, geralmente se resolve o seu problema também”, enfatiza. De maneira geral, continua, o que falta em uma sociedade é a preocupação genuína com os problemas dos outros. “Quando a gente tenta contribuir com a sociedade, a gente vê o poder de evolução nesse engajamento”, resume.

Sobre o Plano diretor, o assunto mais discutido na história do nosso programa, traz uma expectativa positiva para Carlos Alberto. “O Plano determinou alguns pontos como áreas de desenvolvimento econômico e social que antes eram relegados a um segundo plano”. Carlos está atento às leis complementares que estão sendo definidas agora para que o Plano Diretor renda os frutos que propõe.

In Piri

A grande novidade do Programa Nosso Melhor é que agora estamos também em Pirenópolis. Assim como ocorreu em Goiânia, a cidade ao pé da Serra dos Pirineus passa pelo debate acerca de seu Plano Diretor, e nós vamos acompanhar de perto. Então, fique ligado que tem coisa nova vindo aí!!

Eu quero fazer um agradecimento pessoal a toda nossa equipe por estes cem programas, parabéns a cada um que se identificou com nossa ideia e nos ajuda a tocar esse barco. Obrigado aos nossos parceiros e entrevistados, que nossa fonte de conhecimento e inspiração. Um muitíssimo obrigado aos nossos ouvintes e espectadores, que nos motivam da fazer o nosso melhor, sempre. Que nos próximos cem programas, possamos continuar nos graduando e aprimorando o que entregamos.

Novo ciclo, novo ânimo.

Assista ao programa completo

Temas abordados

Confira edições anteriores do Nosso Melhor: