Já está disponível desde ontem (20) nas lojas virtuais de aparelhos Android e iOS o aplicativo Celular Seguro. O lançamento ocorreu nesta semana pelo Governo Federal. A plataforma tem a missão de auxiliar no combate aos crimes de roubo e furto de aparelhos celulares no país e promete, em poucos passos, bloquear dispositivos que foram furtados ou roubados, desestimular a receptação destes dispositivos.
A nova plataforma foi desenhada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Até as 8h da manhã do primeiro dia de vigência, mais de 98 mil celulares já haviam sido cadastrados.
De acordo com o secretário-executivo do Gabinete de Segurança Institucional, Ricardo Cappelli, com o bloqueio o celular roubado não passará de um “pedaço de metal” com pouco valor.
“No momento em que o aparelho é bloqueado nas redes, a linha, o acesso bancário e os aplicativos de forma rápida reduz muito a atratividade do delito e reduzirá muito também os roubos e furtos”, disse Cappelli.
Em 2022, foram registrados 999.223 roubos e furtos de celulares no país, segundo o 17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Mas, segundo Capelli, tudo indica que a subnotificação ainda é muito grande em função dos caminhos que os usuários têm que percorrer atualmente para fazer o bloqueio da linha e do aparelho.
Baixar o aplicativo
O primeiro passo é baixar o aplicativo, que pode ser acessado pela loja virtual ou pelo site Celular Seguro. É preciso fazer o login por meio da conta gov.br. Pode ser registrado mais de um dispositivo, entretanto a linha deve estar cadastrada no CPF do usuário.
O usuário faz o cadastro do seu aparelho informando o número, marca e modelo. O número do IMEI [Identidade Internacional de Equipamentos Móveis] pode ser encontrado na caixa do aparelho ou digitando *#06# no teclado do celular.
É importante que o usuário tenha uma ou mais pessoas de confiança. São elas que poderão auxiliar registrando as ocorrências em nome da pessoa que sofreu o delito. Isto é, em caso de perda ou roubo, o usuário ou a pessoa de confiança poderá registrar uma ocorrência por meio do site ou do aplicativo.
Após descrever quando, onde e como ocorreu o problema, o sistema emitirá alertas para instituições participantes, para que tomem as ações necessárias, como o bloqueio de aplicativos financeiros [de bancos], do aparelho e também da linha telefônica. O tempo de bloqueio do celular é de até dez minutos após a comunicação.
Bloqueio da linha somente via operadora
O bloqueio da linha telefônica, porém, que é feito por meio do chip, estará disponível no aplicativo Celular Seguro somente a partir de 9 de fevereiro de 2024. Até lá, o usuário só conseguirá bloquear a linha entrando em contato com a operadora de telefonia.
Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 09 – Indústria, Inovação e Infraestrutura e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes
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