Foto: Divulgação/ Prefeitura de Goiânia 

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Politicas Afirmativas de Goiânia (SMDHPA), realizou em 2019 mais de mil atendimentos na Central de Interpretação da Língua Brasileira de Sinais de Goiânia (CIL). Os atendimentos foram realizados por meio de agendamentos pessoais e por redes sociais com vídeos chamadas pelo WhatsApp.

Neste ano, as procuras por atendimentos na CIL foram concentradas na área de Saúde e Justiça, onde o cidadão surdo recebeu o apoio do interprete de libras na busca de intermediação do nosso idioma para libras e de libras para o nosso idioma.

O superintendente municipal da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida, Antônio José, afirmou que os resultados obtidos com os atendimentos é uma grande conquista: “Trata-se de uma política de equiparação de oportunidades. As centrais de Libras significam igualdade de oportunidades. Elas dão voz aos surdos e isso dá a eles independência”, avaliou.

No dia 3 de dezembro foi celebrado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Em Goiânia, mais de 25 mil pessoas são surdas ou tem deficiência auditiva. O projeto tem como objetivo de facilitar a comunicação de pessoas com deficiência auditiva em atendimentos médicos e audiências judiciais, entre outros serviços.

Funcionamento

A Central de Interpretação da Língua Brasileira de Sinais de Goiânia funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, na sede da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Politicas Afirmativas, situada na Rua 99, n°66, no Setor Sul. Os agendamentos podem ser solicitados por meio do aplicativo WhatsApp: (62) 99231-4704 ou 3524-2636.

*Com informações da Prefeitura de Goiânia