Em evento realizado na cidade de Catalão, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, anunciou que os municípios que não derem baixa em 100% do estoque de vacinas no sistema do Ministério da Saúde não receberá novas doses para aplicação em pessoas do grupo de comorbidades, após finalização dos cidadãos com 60 anos ou mais. “Atenção redobrada para que Goiás não fique privado de receber doses para nós iniciarmos os pacientes que tem comorbidades”, declarou.

Para evitar que as cidades fiquem sem as doses, o governador ainda declarou que fará um evento para orientar sobre o registro das vacinas. Um alerta sobre a possibilidade do Estado receber menos doses pelo atraso no registro de aplicação das vacinas já havia sido feito antes pelo governador, em reunião por vídeo conferência, realizada em 8 de abril. Na ocasião, o secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino, explicou que o Ministério da Saúde poderia mudar o critério de distribuição das vacinas, fazendo análise de estoque do imunizante. Logo, as não registradas seriam identificadas como estocadas.

Doses aplicadas em Goiás

Levantamento realizado pela SES-GO apurou que, referente à primeira dose, foram aplicadas 871.983 doses das vacinas contra a Covid-19 em todo o Estado. Em relação à segunda dose, foram vacinadas 406.458pessoas. Esses dados são preliminares. 

Conforme pactuado na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), as Secretarias Municipais de Saúde devem registrar, de forma obrigatória, as informações sobre as vacinas administradas no módulo Covid-19 do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI Covid-19).

Em relação às vacinas, o Estado de Goiás já recebeu 1.665.280 doses de imunizantes, sendo 1.208.080 da CoronaVac e 457.200 da AstraZeneca.