Segundo dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de cirurgia Vascular de São Paulo, cerca de 180 mil novos casos de trombose venosa surgem no Brasil a cada ano. Em entrevista ao programa Tom Maior da SagresTV, a cirurgiã-vascular Carolina Camelo, relata que, além da enfermidade ser fatal, atinge três vezes mais mulheres do que homens e, alerta sobre os cuidados para prevenir a doença.

“A gente encontra complicações de uma virose em casos graves. Então, é importante ter atenção quanto aos sinais de alarme, para buscar avaliação”, relata, e acrescenta que a enfermidade ataca normalmente nas pernas. “O mais comum, de 70% a 80% dos casos, seria os membros inferiores. É uma localização de trombose venosa mais comum.”

Outro cuidado que se deve tomar, é com as varizes, que podem evoluir para trombose, por isso também é preciso estar atento a elas, alerta a cirurgiã-vascular. Estatísticas da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) indicam que 38% dos adultos convivem com as varizes.

No público feminino, o número é ainda maior: 45% apresentam a condição. Uma pesquisa do Hospital Memorial Chang Gung, em Taiwan, por exemplo, divulgada no ano passado, confirmou que as varizes aumentam em cinco vezes o risco de trombose venosa.

Contudo, a especialista ressalta que para a prevenção da doença, é preciso manter uma hidratação constante; saber o histórico familiar, pois a genética influencia; manter o peso adequado e praticar atividades físicas, já que o sedentarismo e a obesidade são fatores de risco para a doença; ter uma alimentação balanceada, evitar o tabagismo; reduzir o consumo de bebidas alcoólicas; após longos períodos sentados levantar e se movimentar bastante.

Assista à entrevista na íntegra no Tom Maior desta quinta-feira (20)