Em uma iniciativa inédita, quatro tradicionais clubes se uniram para fomentar as práticas e regras de compliance no futebol brasileiro. Chamado de ‘Movimento pela Integridade no Futebol’, a união foi formada por Athletico Paranaense, Atlético Mineiro, São Paulo e Vasco da Gama.
Com suas próprias estruturas de compliance já estabelecidas, o grupo conta com profissionais dos departamentos jurídicos e de relações humanas dos clubes. O propósito é compartilhar experiências e incentivar o crescimento das práticas no país, com a criação de materiais que possam ser aplicados em novos projetos.
Roberto Armelin, diretor jurídico e compliance officer do São Paulo, destacou que o movimento está aberto para “qualquer clube que tenha um profissional. É um grupo aberto, e a intenção é inspirar o mercado a aderir a essa nova forma”. Respeito, ética, integridade, transparência, sustentabilidade, inclusão e diversidade compõem os pilares.
“A ideia é estimular os outros a também constituírem as suas áreas de compliance, assim como mostrar os benefícios que isso traz para cada clube, e colaborar não só para governança, gestão e integridade, mas para um ambiente de negócios relacionados ao futebol pautado na ética, transparência e sustentabilidade”, reforçou Armelin.
Já Clarissa Arteiro, coordenadora de compliance do Vasco, ressaltou que “o movimento traz visibilidade ao compliance no futebol. Além de auxiliar na tomada de decisões conscientes pela alta gestão dos clubes, é, ainda, uma forma de fomentarmos a ideia de que o futebol é um agente de transformação da sociedade”.