Beisebol/softbol, críquete (T20), futebol de bandeira, lacrosse (seis) e squash foram oficialmente incluídos oficialmente no programa dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028. A decisão foi tomada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

Os cinco esportes foram propostos pelo Comitê Organizador LA28 como um pacote apenas para sua edição dos Jogos. Para o beisebol e o softball, o críquete e o lacrosse, será um retorno aos Jogos Olímpicos, enquanto o flag football e o squash farão sua estreia olímpica.

  • Esta seleção de modalidades é o resultado de um processo e análise minuciosos com base em critérios de avaliação definidos antes do início do processo, incluindo a igualdade de género. Foi considerada a utilização de instalações existentes, envolvendo uma ampla gama de comunidades desportivas, tanto nos Estados Unidos como a nível mundial, e incorporando alguns dos desportos mais populares nos Estados Unidos e em todo o mundo.

Pentatlo moderno e levantamento de peso

A Sessão do COI também apoiou as recomendações feitas pelo Conselho Executivo do COI relativamente ao estatuto do pentatlo moderno e do levantamento de peso, que não faziam parte do programa desportivo inicial para LA28.

  • Pentatlo moderno
  • A Sessão do COI endossou a recomendação do Conselho Executivo do COI para incluir o pentatlo moderno no programa esportivo LA28, reconhecendo a substituição da equitação pelas corridas de obstáculos e o trabalho de otimização conduzido pela União Internacional do Pentatlo Moderno (UIPM) para reduzir custos e complexidade. Conforme observado pelo Conselho Executivo do COI, é essencial que a UIPM continue a implementar as mudanças necessárias na governação e a modernizar-se como organização. Sem a substituição da equitação pela corrida de obstáculos, a modalidade não teria sido incluída no programa.
  • Halterofilismo
  • A Sessão do COI aceitou a recomendação do Conselho Executivo do COI de incluir o levantamento de peso no programa esportivo LA28 após a decisão da Federação Internacional de Halterofilismo (IWF) de delegar sua gestão antidoping à Agência Internacional de Testes (ITA), e suas sanções à Agência Internacional de Testes (ITA). Tribunal Arbitral do Esporte (CAS), pelo menos até o final de 2028. A eficácia dos programas antidoping para a qualificação e competição olímpica de Paris 2024 continuará a ser monitorada de perto pelo COI, assim como a implementação da governança e mudanças culturais adotadas pela IWF.

Os outros 28 esportes que fazem parte do programa Olímpico LA28 foram aprovados pela Sessão do COI em fevereiro de 2022.

Leia mais