Nesta terça-feira (15), a partir das 18h30, o Vila Nova entra em campo pelo primeiro jogo da final da Copa Verde. No estádio da Curuzu, em Belém (PA), o time colorado enfrenta o Paysandu em busca do título inédito do torneio regional.

Leia mais

Clube que mais disputou decisões da Copa Verde – cinco finais -, o Paysandu é também o maior campeão da competição ao lado do Cuiabá, com duas conquistas, em 2016 e 2018. Nesta edição, a equipe paraense tem a melhor campanha, com três vitórias e um empate, além do melhor ataque, com 10 gols marcados.

Depois de eliminar o Humaitá na segunda fase, com vitória em casa por 3 a 0, o Papão também passou pelo Tocantinópolis na Curuzu, após vencer por 2 a 0. Nas semifinais, empatou a ida com o São Raimundo por 2 a 2, em Manaus, enquanto na volta goleou por 3 a 0, em Belém. Marlon, camisa 10 bicolor, é o artilheiro do torneio, com três gols.

Vila Nova ou Paysandu: quem é o favorito para ficar com o título?

Há quatro temporadas na Série C, o Paysandu bateu na trave pelo acesso à segunda divisão nacional mais uma vez nesta temporada. Depois de ter uma das melhores campanhas na primeira fase, com 33 pontos em 19 jogos, o time da Curuzu foi lanterna do seu grupo na segunda fase, com apenas 4 pontos em seis rodadas.

A Copa Verde é a última chance da equipe terminar o ano com um título, depois de ter caído na Copa do Brasil de forma precoce, goleado pelo CSA na segunda fase, e também após ter perdido a final do Campeonato Paraense para o rival Remo, que impediu o tricampeonato estadual do Papão.

Em Belém, o Vila Nova reencontrará alguns velhos conhecidos. Ex-treinador colorado, com duas passagens no Onésio Brasileiro Alvarenga, Márcio Fernandes está no comando da equipe alviceleste desde o início da temporada. O zagueiro Naylhor e o lateral Patrick Brey, ambos titulares, também já passaram pelo clube goiano.

Ex-Vila Nova, o experiente Márcio Fernandes é o treinador do Paysandu (Foto: John Wesley/Paysandu)

O Paysandu tem a Curuzu como seu maior trunfo, e conta com o apoio do torcedor para largar na frente na decisão da Copa Verde. Em 23 partidas disputadas em casa neste ano, os bicolores foram derrotados apenas duas vezes, com 16 vitórias e 5 empates. No torneio regional, venceu todos os três jogos sem sofrer gols.

Provável escalação
  • Thiago Coelho; Leandro Silva (Thiago Ennes), Genilson, Naylhor e Patrick Brey; Mikael, João Vieira e José Aldo; Robinho, Danrlei (Gabriel Davis) e Marlon