O Grupo LATAM anunciou que obteve uma significativa redução de 88% no uso de plásticos de uso único em suas aeronaves. Isso equivale a uma quantidade impressionante de 1,6 mil toneladas de material plástico que deixaram de ser utilizadas, o que corresponde a aproximadamente 266 milhões de sacolas plásticas.
Essa redução foi alcançada através da substituição dos plásticos descartáveis por materiais orgânicos e reutilizáveis a bordo das aeronaves. Dentre as diversas iniciativas implementadas, destacam-se as mudanças nos materiais utilizados no serviço de bordo da cabine Economy. Agora, copos, talheres e bandejas foram substituídos por opções mais sustentáveis, como talheres feitos de fibra de bambu, bandejas reutilizáveis, embalagens de papel kraft e copos certificados como sustentáveis feitos de papel.
Na cabine Premium Business, também foram adotadas práticas sustentáveis, como a inclusão de nécessaires reutilizáveis para os kits dos passageiros. Essas nécessaires contêm novos itens, como escovas de dentes feitas de fibra de bambu com embalagens de cana de açúcar, tampões de ouvido embalados em papel kraft e meias e tapa-olhos feitos de plástico reciclado.
“Nosso compromisso é eliminar 100% dos plásticos de uso único até 2023 e transformarmos a LATAM em uma companhia zero resíduos para aterros sanitários até 2027. Há dois anos, deixamos o modelo linear para a adoção da Economia Circular, transformando e dando nova vida aos resíduos”, explica a gerente de Experiência do Grupo LATAM, Estela Espinoza.
Outras ações
O Grupo LATAM também incorporou diversas outras ações de reciclagem e reutilização em sua estratégia de Sustentabilidade. Em voos domésticos no Chile, Peru, Colômbia e Equador, a empresa implementou o programa “Recicle sua Viagem”, no qual os comissários de bordo coletam os plásticos e latas utilizados a bordo. Já na Colômbia, esse processo ocorre em solo.
Além disso, em parceria com mulheres empreendedoras e entidades parceiras, o grupo continua seu programa de upcycling de uniformes no Peru, Chile, Colômbia, Equador e Brasil, dando uma nova utilidade para os uniformes que seriam descartados.
Todas essas iniciativas são parte do compromisso do Grupo LATAM com a sustentabilidade e estão alinhadas com suas metas ambientais. Entre essas metas estão a busca por se tornar uma empresa com zero resíduos destinados a aterros sanitários até 2027, a redução e compensação de 50% das emissões domésticas até 2030, bem como o objetivo de se tornar uma companhia carbono neutro até 2050.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis
Leia mais: