O Conexão Sagres desta semana traz um resumo das principais notícias de Goiás. Confira a lista das matérias com maior repercussão entre os dias 22 e 26 de agosto.
- Fala de Bolsonaro sobre respeitar eleições ‘desde que sejam limpas’ não indica recuo, analisa cientista político
- “Goiás nunca teve federalização das eleições estaduais”, afirma Lissauer Vieira
- “O sentimento é de decepção com o atual governador”, diz candidato a vice de Mendanha
- Estabelecer link com Lula é principal estratégia de campanha de Wolmir Amado em Goiás, afirma coordenador
Política Nacional
O cientista político Frank Tavares analisou em entrevista à Sagres, nesta quarta-feira (24), a fala do presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), em entrevista ao Jornal Nacional, ocorrida na última segunda-feira (22). Na ocasião, o presidenciável afirmou que vai respeitar as eleições “desde que sejam limpas”. Para Frank, porém, essa frase não mostra um recuo por parte do presidente em relação aos discursos que colocam em cheque a segurança das urnas eletrônicas.
“A fala, se bem entendida, caminha para desestabilização do processo democrático e não para o reconhecimento. São aquelas crianças que jogam futebol e dizem que reconhecem o resultado do jogo desde que seja o vencedor, ou desde que seja conforme as regras deles”, declarou o cientista.
Confira a entrevista na íntegra:
Ronaldo Caiado
A segunda pesquisa do Instituto Serpes/O Popular apontou um cenário avançado de definição no primeiro turno em Goiás, com o candidato Ronaldo Caiado (União Brasil) alcançando 62,9% dos votos válidos. Ainda sem muita influência do resultado nacional nos levantamentos, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Lissauer Vieira, também coordenador de campanha de Caiado, indicou que o cenário é normal para o estado.
Além disso, Lissauer ainda completou: “Goiás nunca teve uma federalização das eleições estaduais, nós nunca tivemos influência forte do resultado das eleições a nível nacional, do candidato que ganhou ou do candidato que foi para o segundo turno influenciando no resultado da eleição para o governo aqui, isso é histórico no nosso estado”, disse.
Veja a entrevista completa:
Gustavo Mendanha
O período de campanha eleitoral para as eleições 2022 já começou e com ele, as movimentações do candidatos. Na campanha de Gustavo Mendanha (Patriota), que disputa o pleito para governador de Goiás, o responsável pela coordenação geral é Heuler Cruvinel, que também é candidato a vice-governador na chapa do ex-prefeito de Aparecida de Goiânia.
Em entrevista à Sagres, Heuler Cruvinel afirmou que maior parte da estratégia montada pela a equipe de Mendanha passa por atingir regiões e segmentos insatisfeitos com a atual gestão de Ronaldo Caiado (UB), que tenta a reeleição.
Contudo, Heuler revela o que o levou a assumir o cargo de coordenador. “Assumi a coordenação a pedido do presidente Jorcelino Braga, para que ele fique somente com as ações estratégicas de marketing da campanha. Neste primeiro momento estamos caminhado todos juntos, com candidatos das regiões e com nosso candidato ao Senado, João Campos. A partir do dia 2 de setembro vamos começar as campanhas individuais”, afirmou Cruvinel.
Veja a entrevista na íntegra:
Wolmir Amado
As campanhas eleitorais começaram no último dia 16 de agosto. Em Goiás, uma delas é a do candidato Wolmir Amado, do PT. Em entrevista à Sagres, o coordenador da campanha do petista, Sérgio Dias, o ”Serjão”, reforça a principal estratégia para conquistar o eleitor no Estado.
”Primeiro queremos fazer com que o Professor Wolmir Amado seja conhecido pela população como candidato a governador, o candidato do Lula em Goiás. Muita gente conhece ele como reitor, pelo trabalho pastoral que ele tem, uma vida ligada às comunidades”, afirma.
Confira a entrevista completa aqui:
Confira mais destaques do Sagres Online: