Goiás Esporte Clube e Atlético Clube Goianiense se enfrentam, neste sábado (27), no Estádio Hailé Pinheiro, pelo Campeonato Brasileiro Série A. Cada equipe possui um retrospecto a favor: o Verdão leva vantagem no torneio, de acordo com o site Futebol de Goyaz, e o Dragão por ter vencido o rival das últimas quatro vezes em que se enfrentaram na Serrinha.

Leia também: Jair Ventura e Jorginho respondem se existe favorito para o clássico Goiás x Atlético

Pelo Brasileirão, Goiás e Atlético-GO se enfrentaram em sete jogos, com quatro vitórias esmeraldinas, uma rubro-negra e dois empates. Essas igualdades ocorreram em 1986, 1 a 1 e 2 a 2, ambas no Estádio Serra Dourada. No primeiro, o Dragão, de Roberto Oliveira, era o mandante, e jogou com: Leonetti; Rubens (Valdeir), Néo, Nogueira e Zé Carlos; Ticão, Marçal e Palhinha; Osmarzinho, Ilo e William (Marcinho).

Já o Verdão de Mário Juliato foi escalado de: Edison; Ronaldo, Ronaldo Castro, Vavá e Paulo Silva; Uidemar (Joãozinho Paulista), Fagundes e Carlos Magno; Tarciso (Zezinho), Albeneir e Tiãozinho. Nogueira, contra, fez o primeiro gol do jogo e Ticão deixou tudo igual.

No último encontro entre Goiás e Atlético-GO pela Série A deu Verdão. A partida foi pelo 1º turno deste ano, no Antônio Accioly, e o Esmeraldino venceu por 1 a 0, gol de Élvis.

A única vitória rubro-negra sobre seu rival na primeira divisão do Campeonato Brasileiro foi em 2010, quando levou a melhor por 3 a 1, no Serra Dourada. Elias abriu o placar para o Dragão, Amaral deixou tudo igual, mas Gilson e Juninho garantiram o triunfo.

O Goiás, comandado por Jorginho, que hoje está no Atlético-GO, entrou em campo com: Harlei; Wendel (Manoel Júnior), Rafael Tolói, Valmir Lucas e Júnior; Amaral, Wellington Monteiro e Wellington Saci (Romerito); Éverton Santos (Bernardo), Felipe e Rafael Moura.

René Simões, técnico do Rubro-Negro na ocasião, escalou: Márcio; Victor Ferraz, Daniel Marques, Gilson e Thiago Feltri; Pituca (Juninho), Robston, Agenor, Rodrigo Andrade (Keninha) e Elias; Marcão (Anaílson).

Histórico recente

Por outro lado, no histórico recente o Atlético-GO venceu o Goiás nas quatro últimas vezes em que se enfrentaram na Serrinha:

  • venceu por 1 a 0, pelo Goianão de 2020, gol de Matheus Vargas;
  • nas quartas do estadual de 2021, 3 a 0; João Paulo, Arthur Gomes e Janderson marcaram;
  • triunfo 3 a 1 na final do Goiano deste ano, de virada; depois de Nicolas abrir o placa, Marlon Freitas, Wellington Rato e Shaylon anotaram;
  • e 3 a 0 pela volta da Copa do Brasil, último do confronto, eliminando o rival, com gols de Jorginho, Wellington Rato e Marlon Freitas.

Ainda assim, a vantagem é esmeraldina em jogos no Estádio Hailé Pinheiro. São 13 partidas no local, com sete vitórias do Goiás, quatro do Atlético-GO e dois empates. Considerando outros estádios, mas ainda com mando do Verdão, os times jogaram 155 vezes e são 76 triunfos dos mandantes, 33 dos visitantes e 46 igualdades.

A primeira vez que Goiás e Atlético-GO se enfrentaram no Estádio Hailé Pinheiro o Verdão ganhou por 1 a 0, em um amistoso em 1995, ano de inauguração do local. Três anos depois, em 1998, o Esmeraldino goleou o Dragão por 5 a 0, agora em partida oficial, pelo Goianão de 1998, gols de Ronildo, duas vezes, Aloísio, Dill e Alex Dias.

Outra vitória marcante do Goiás sobre o Atlético-GO na Serrinha ocorreu pelo Goianão de 2000, por 4 a 1. Curiosamente, o mando de campo era do Dragão, mesmo o jogo ocorrendo no Hailé Pinheiro, que transferiu o jogo do Serra Dourada graças a um acordo entre as duas diretorias. Araújo, Dill, duas vezes, e Michel fizeram para o Esmeraldino, enquanto Rubsen anotou para o Rubro-Negro.

O primeiro jogo em que o Goiás foi mandante contra o Atlético-GO ocorreu em 1944, no Olímpico, pelo Campeonato Citadino de Goiânia, antigo Goianão da era considerada amadora. O Dragão venceu por 3 a 2, gols de Ari, duas vezes, e Pixo. Quelé e Washington anotaram para o Verdão.

A equipe esmeraldina foi escalada com: Abade; Bagaia e Lázaro; Amim, Brás e Geraldo; Palhaço, Bessa, Lampeão, Quelé e Washington. Já a rubro-negra jogou de: Volnei; Tonico e Neri; Chancão, Pixo e Waldemar; Cacildo, Cid, Nazareth, Ari e Fião. Segundo o Futebol de Goyaz, o Verde abandonou o campo aos 34 minutos do segundo tempo descontente com o árbitro, Sebastião Costa.

No geral, a vantagem é do Goiás. O primeiro jogo entre eles na história ocorreu em 1943, pelo Campeonato Citadino de Goiânia. No Olímpico, o Dragão venceu por 5 a 2, com três gols de Wilson, um de Ari e outro de Cacildo. Baiano e Fio fizeram os gols esmeraldinos.

Edson Hermano, técnico do Atlético-GO, escalou no 2-3-5, formação comum à época: Paulistinha; Tonico e Fião; Waldemar, Baía e Chancão; Cacildo, Ari, Wilson, Pixo e Zico. No mesmo esquema tático, o Goiás foi a campo com: Walter; Canhoto e Sírio; Bernardinho, Xaxá e Eurípedes; Café, Baiano, Fio, Quelé e Salomão. O árbitro foi Parateca.

Retrospecto geral

– 309 jogos (desde 1943)
– 120 vitórias do Goiás (417 gols)
– 106 vitórias do Atlético-GO (389 gols)
– 83 empates