O Conexão Sagres traz um resumo das notícias que tiveram repercussão em Goiás. Confira a lista das matérias da semana entre os dias 20 e 24 de julhoCc.

  • Brasil tem mais de 85 mil mortes e 2 milhões e 343 mil casos de Covid-19
  • Goiás registra mais de 12 mil casos de coronavírus em apenas quatro dias
  • Goiânia ultrapassa 13 mil e 500 casos e se aproxima de 400 mortes pela Covid-19
  • Sem autorização para funcionar às sextas-feiras, Feira Hippie decide não voltar neste final de semana
  • Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Goiânia diz que funcionamento da Feira Hippie na sexta-feira “gera muita aglomeração”
  • No cenário político: Bolsonaro muda liderança no Congresso e tira deputados polêmicos.
  • Você também vai conferir o que foi destaque no Tom Maior desta semana

Covid-19

Goiás

A semana que termina neste sábado (25) foi, de longe, a que teve o maior número de casos registrados do novo coronavírus em Goiás. De domingo (19) até esta sexta-feira (24), foram 12.184 novos registros de infectados.

O número corresponde a 23% do total de acometidos pela covid-19 no Estado. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, só ontem foram 2.051 novos casos confirmados, e 37 mortes. Agora, Goiás possui 52.966 infectados e 1.332 óbitos pela covid-19. Ao todo, 46.195 pessoas já se recuperaram em território goiano.

A taxa de letalidade caiu de 2,54% para 2,51%. Em Goiás, há 113.179 casos suspeitos em investigação, e outros 49.932 já foram descartados. São 69 mortes sendo investigadas e 740 já descartadas. Na quinta-feira, Goiás fechou o dia com 36% de isolamento social, à frente apenas do Tocantins com 35%. A Acre, no norte do país, segue liderando, com 42%.

Segundo o boletim, há 110.477 casos suspeitos em investigação. Os dados mostram que 35.775 pessoas se recuperaram da doença entre 4 de fevereiro e 18 de julho. No mesmo período, o boletim epidemiológico da SES aponta que 16.802 testes do tipo RT-PCR foram realizados pelo estado.

Há casos confirmados de coronavírus em 232 das 246 cidades goianas. 14 municípios não tem casos confirmados. A taxa de ocupação dos leitos de UTI destinados à covid, em hospitais públicos e privados em Goiás maior que 80%.

Goiânia

Goiânia chegou a 13.529 casos confirmados de covid-19 e 398 mortes. Os números são da Secretaria Municipal de Saúde. O número de recuperados subiu 379 de um dia para o outro, e agora somam 11.454. Ainda segundo informe epidemiológico da SMS, são 381 pacientes internados no município e 1.296 em acompanhamento.

Aparecida de Goiânia

A Secretaria de Saúde de Aparecida informou que nas últimas 24 horas foram realizados 1.480 testes e foram confirmados 388 novos casos em Aparecida. No momento, Aparecida possui 2.055 casos ativos, que estão hospitalizados ou monitorados pelo Telemedicina, oxímetros e exames. De 10.395 casos confirmados, 8.211 estão recuperados e 126 vieram a óbito, sendo quatro registrados nas últimas 24 horas.

Rio Verde

Em Rio Verde são 8.567 casos confirmados e 127 mortes pela Covid-19. De acordo com o boletim da prefeitura da cidade, 80 casos suspeitos aguardam resultado e 7.687 pessoas foram curadas, 697 seguem isoladas e 56 estão internadas.

O último inquérito sorológico realizado pela prefeitura de Rio Verde constatou que 13,3% da população local se contaminou com o novo coronavírus. Para se ter ideia de como esse índice é alto, o último inquérito realizado em Goiânia e divulgado dia 17 revelou que 6,7% da população goianiense já se contaminaram. Apesar desse índice, a taxa de letalidade de Rio Verde está em 1,49%, abaixo da média goiana, que é de 2,55%, e também da de Goiânia, 3,02%.

Em entrevista à Sagres 730, o prefeito Paulo do Vale, explicou que o controle da pandemia no município ocorre por conta de um planejamento antecipado que inclui várias ações: isolamento social, testagem em massa da população, rastreamento e isolamento dos contatos dos contaminados, implantação de uma boa rede de leitos hospitalares e, por fim, a adesão da população às medidas adotadas pela prefeitura. Confira os detalhes com Cileide Alves e Rafael Bessa.

Registos de covid

O observatório Covid-19, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), começou a produzir um boletim com dados sobre os registros de casos da doença nos estados e no Distrito Federal. O boletim traz ainda informações sobre a capacidade do sistema de saúde para o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. De acordo com pesquisador e coordenador do Programa de Computação Científica da Fiocruz, Daniel Villela, o observatório permite acompanhar melhor qual seria o panorama das regiões e dos estados, visando a tomada de decisões em relação à letalidade da doença e disponibilidade de leitos para pacientes da Covid-19.

Doação de plasma

O Hemocentro Coordenador Estadual Prof. Nion Albernaz está em busca de voluntários que já tiveram o novo coronavírus (Covid-19) e estão curados para doarem plasma na unidade, localizada na Av. Anhanguera, no Setor Coimbra, em Goiânia. Para doar, é necessário ter idade entre 18 a 60 anos, peso igual ou acima de 60 kg, apresentar resultado de teste positivo para Covid-19 e estar sem sintomas há mais de 14 dias.

Segundo a coordenadora do estudo e diretora-médica do Hemocentro, Alexandra Vilela, mesmo com a forte demanda pelo hemocomponente, há um número muito baixo de doadores voluntários. “Nós já temos toda a estrutura necessária para começar as infusões, porém precisamos de mais doadores para garantir o estoque de todos os grupos sanguíneos”, afirma.

Os interessados devem entrar em contato com o Hemocentro pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (62) 3201-4101. Alexandra explica que um único voluntário pode fazer até três doações, em intervalos de 14 dias.

Uso de máscara

Sem vacina contra a covid-19 até o momento, instituições de saúde indicam que o melhor meio de prevenir é evitar a exposição ao vírus. Isso incluir lavar bem as mãos, fazer uso de álcool 70 para higienizar objetos, manter um distanciamento social e utilizar máscaras para evitar a propagação de partículas do vírus.

O novo integrante de nosso look diário ganhou formas e cores. Antes de pensar em combinações, é necessário porém, pensar nos cuidados essenciais. Por isso, preparamos algumas dicas e cuidados com as máscaras faciais para você se proteger com estilo:

  • Lavar sua máscara com água potável e água sanitária;
  • O período de uso de cada máscara não deve ser superior a duas horas;
  • Lave as mãos antes e depois de tocar na máscara.
  • Se for produzir sua máscara dê preferência a tecidos 100% algodão.

Feiras Especiais

A Feira Hippie não deve voltar a funcionar depois que a Prefeitura de Goiânia impediu o funcionamento da feira nas sextas. De acordo o presidente da Associação dos Feirantes da Feira Hippie, Waldivino da Silva, não há consenso entre a administração municipal e os feirantes. “Apresentamos todo o protocolo de segurança, só que ontem, de forma inesperada, nós recebemos a notícia de que nós vamos trabalhar só no sábado e domingo, então praticamente vai arrebentar com a Feira Hippie, o domingo é muito fraco e nós lutamos pra trabalhar sexta, sábado e domingo, e hoje isso foi retirado”, afirmou. “O protesto está armado, vamos protestar e vamos brigar por essa sexta-feira, porque nós não concordamos com isso, estamos falando de mais de 5 mil famílias”, ressaltou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Goiânia, Walisson Moreira, disse à Sagres 730 que foi discutido entre as lideranças das feiras especiais o retorno das atividades, porém, os protocolos não são negociáveis. Ele justificou, que às sextas-feiras há muita aglomeração na região, por isso, a feira Hippie não foi autorizada a abrir. “A Secretaria de Desenvolvimento Econômico não define protocolos, a Feira Hippie mostrou os protocolos que estavam dispostos a seguir, e a SMS definiu a lista de protocolos e soltou a nota técnica e portaria com as regras”.

Política

Fundeb

A proposta de emenda constitucional que torna permanente o Fundo de Desenvolvimento e Valorização dos Profissionais de Educação e eleva a participação da União no financiamento da educação infantil e dos ensinos fundamental e médio, foi aprovada nesta semana pela Câmara dos Deputados em dois turnos. O texto-base da proposta foi aprovado em segundo turno por 492 votos a 6, além de 1 abstenção. Pouco antes, no primeiro turno, o placar da votação foi de 499 votos a 7. Agora a PEC segue para o Senado.

O líder do PSB na Câmara, deputado federal, Alessandro Molon, disse em entrevista àao programa Manhã Sagres, que o governo acabou não conseguindo emplacar a destinação de parte dos recursos do Fundeb, que vão chegar a 23% do total dos recursos, para o programa Renda Brasil, projeto de assistência social que o governo federal pretende criar. “A sensação que se tem é que o governo foi derrotado, a prova disso é que os bolsonaristas mais radicais foram esses sete que votaram contra o Fundeb, foram 499 votos a favor e 7 contra, e são, justamente, todos do PSL muito ligados ao presidente”.

Em entrevista ao programa Tom Maior da Sagres TV, a professora da Faculdade de Educação/UFG e vice-presidente CO Anped, Miriam Fábia, ressalta a importância do Fundeb. “O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, é um fundo que tem como objetivo financiar a educação básica brasileira, reunindo um montante de recursos de arrecadação de impostos de tributos e redistribuindo para as redes municipais e estaduais”, afirma.

Miriam esclarece que a arrecadação é para as escolas de educação infantil ao ensino médio, com um aporte de recursos usados por dois caminhos. “O primeiro é da manutenção e desenvolvimento do ensino, com infraestrutura para as bibliotecas, para matérias. E o outro caminho é da valorização dos profissionais, do pagamento e da formação da capacitação dos professores”, ressalta.

Banco do Brasil

O presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, pediu ao presidente Jair Bolsonaro e ao ministro da Economia, Paulo Guedes, para deixar o cargo. Rubem Novaes foi anunciado no cargo ainda em 2018, durante a transição de governo. A indicação dele foi feita por Paulo Guedes. Economista, Rubem Novaes é doutor pela Universidade de Chicago e teve passagem pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Ex-presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o Sebrae, e também deu aula na Fundação Getúlio Vargas.

Sagres em Tom Maior

Saúde ocular

Em entrevista ao programa Tom Maior da Sagres TV, o oftalmologista Carlos Eduardo Pereira, alertou sobre os perigos da exposição às telas, o que pode facilitar o surgimento da miopia. O oftalmologista Carlos Eduardo Pereira explica que alguns sinais podem evidenciar problemas na visão. “Dor de cabeça ou colocar objetos muito próximos ao rosto para poder ver são características comuns de quem não enxerga bem. Como a criança normalmente não consegue se expressar, e por vezes, só é levada às consultas depois de já ter sofrido por muito tempo com o problema”.  É recomendável que as crianças façam exames específicos da visão pelo menos uma vez ao ano.

Alfabetização para o futuro

A alfabetização para o futuro e como a sociedade vai se preparar para o que está por vir foi um dos assuntos do Tom Maior desta terça-feira (21). O diretor do Moti New Planetary Narratives, fundação com sede em Amsterdã na Holanda, Alexandre Fernandes, foi o convidado para falar sobre o tema. Segundo Alexandre Fernandes, a alfabetização para o futuro é relativamente nova no mundo da educação. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), está implementando o processo há 12 anos, debatendo sobre como é possível levar essa alfabetização para mais organizações do mundo.