O Conexão Sagres desta semana faz um resumo das principais notícias de Goiás. Assim, confira a lista das matérias que tiveram maior repercussão entre os dias 23 e 27 de agosto.

  • Goiás inicia dose de reforço da vacina contra Covid na próxima semana, anuncia Caiado
  • Covid-19: Mais de 21 mil idosos ainda não se vacinaram em Goiás
  • Vice-presidente da AGM afirma que redução do ICMS pode prejudicar cidades goianas
  • Após Goiânia, diretórios do MDB na Região Norte anunciam apoio à aliança com DEM
  • Contrário à aliança com o DEM, Paulo Cezar Martins quer reunião com todos os membros do MDB em Goiás

Reforço da vacina

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, anunciou pelas redes sociais que Goiás inicia a dose de reforço da vacina contra Covid na próxima semana. Os primeiros que vão receber a dose extra serão os idosos que vivem em asilos e, posteriormente, a vacina será aplicada em ordem decrescente de idade.

Idosos que não se vacinaram

Mais de 21 mil idosos ainda não se vacinaram contra Covid-19 em Goiás. Entre homens e mulheres 21.642 pessoas acima de 60 anos ainda não tomaram a primeira dose do imunizante, segundo dados da Secretária de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO). Confira a pirâmide etária dos vacinados clicando aqui.

Redução do ICMS

Em entrevista à Sagres, o prefeito de Gameleira, Wilson Tavares (DEM), vice-presidente da Associação Goiana de Municípios, afirmou que a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) deve prejudicar as cidades goianas, caso não haja uma compensação financeira por parte do Estado para os municípios.

Possível aliança entre MDB e DEM

Em meio à guerra interna estabelecida entre o presidente regional do MDB, Daniel Vilela, e o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, diretórios municipais do partido na Região Norte de Goiás divulgaram nota em apoio à aliança com o DEM, do governador Ronaldo Caiado. A manifestação segue tendência antecipada quando todos (27) os prefeitos filiados ao MDB, à exceção de Mendanha, anunciaram adesão à composição com a base governista para o atual mandato e para a disputa da eleição de 2022.

Contrário à aliança

O deputado estadual Paulo Cezar Martins (MDB) afirmou em entrevista à Sagres que a decisão do partido quanto à aliança com o DEM ou candidatura própria precisa ser tomada após reunião do diretório com todos os membros da sigla. “O presidente [Daniel Vilela] precisa unir essas forças e fazer um plebiscito. Pôr as duas questões em pauta, discutir e, se for o caso, colocar em votação”.