A Páscoa é uma das datas comemorativas que mais aquece o coração de todos. Além de toda sua representatividade cristã sobre a celebração da salvação através da figura de Jesus, a data também celebra a entrega de doces pelo coelho da Páscoa.

Com a tradição de compartilhar ovos de chocolate, também surgem oportunidades de negócios. Em entrevista à Sagres, o professor de Empreendedorismo especialista em Marketing e pesquisador da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Universidade de São Paulo (USP), Altair Camargo, apresentou alguns tópicos importantes para quem deseja aproveitar a Páscoa para começar um empreendimento. Assista a seguir a partir de 00:05:00

A importância de encontrar o público-alvo certo é uma das primeiras etapas de um negócio, e, para isso, é preciso fazer uma análise de mercado. “Uma das formas é procurar nichos, procurar quem não está sendo bem atendido e atuar com essas pessoas . Outra forma é a venda para amigos. Pedir para o amigo indicar outro amigo e assim vai expandindo o negócio. Com o passar do tempo esse empreendedor irá identificar quem ele consegue atender melhor”, explica o professor.

Após estabelecer um público-alvo, é necessário pensar em formas de conseguir estabelecer o preço do seu produto. “O básico é calcular o quanto vai gastar para produzir […] e não se pode esquecer do salário, a renda que a pessoa quer ter”, comenta Altair. “Para fazer a precificação, o empreendedor pode analisar os concorrentes, ver quanto eles estão cobrando e ajustar o preço”, acrescenta. 

O professor também aconselha que quem tem interesse em comercializar produtos, deve começar a preparar com antecedência de pelo menos quatro meses. Com esse prazo, segundo Altair, é possível realizar uma boa pesquisa e comprar itens essenciais, mais baratos, levando em consideração que quanto mais perto da Páscoa, mais caros são os produtos. 

O anúncio da mercadoria com antecedência também é um dos fatores que pode auxiliar nas vendas e fazer com que o empreendedor consiga os primeiros clientes antes mesmo de iniciar a fabricação. A comunicação é um dos pontos-chave para a oferta do produto

Assim como um bom atendimento e um produto de qualidade, o empreendedor deve se atentar ao pós-venda com objetivo de fidelizar o cliente. “Manter contato, se relacionar com o cliente, ao invés de precisar sempre ficar na luta de ter novos. Aproveitar os clientes que já conhecem o produto, já compraram e gostaram”, destaca o pesquisador. 

Altair Camargo (Foto: Sagres TV)