O Conexão Sagres desta semana faz um resumo das principais notícias de Goiás. Confira a lista das matérias com maior repercussão entre os dias 25 e 29 de outubro.

  • Presidente da Goinfra afirma que Governo perdeu dois anos em infraestrutura;
  • Complexo viário Jamel Cecílio deve ser inaugurado no fim de maio;
  • Delegado Waldir afirma que seu nome é o único com possibilidades de enfrentar a oposição na disputa ao Senado;
  • Deputado Federal Zacharias Calil define foco na câmara, não em campanha, mas garante que segue pontuando nas pesquisas;

Infraestrutura

O presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Pedro Sales, afirmou que o governo de Goiás passou dois anos tentando “se acertar” e que também não havia recursos para entregar obras de infraestrutura no Estado, devido à situação fiscal e à pandemia. Segundo Pedro Sales, a partir do mês de maio, a entrega de obras deverá ser intensificada.

“Agora o governo entrou em ciclo mais produtivo […]. Nós temos conclusões de obras históricas, mais inauguração de obras novas desta gestão. Temos também o nosso programa de pavimentação urbana de municípios que já atingiu 40 cidades, com outras 100 para serem beneficiadas”, disse em entrevista à Sagres nesta quarta-feira (27).

Entrega

Em entrevista à Sagres, nesta quarta-feira (27), o titular da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Everton Schmaltz, O Complexo Viário Jamel Cecílio deve ser inaugurado no final de maio, com os três níveis da obra concluídos. “Com funcionamento em 100%, essa obra vai ter uma influência muito grande, com velocidade para chegar ao destino por causa das opções e a viabilidade de fazer um retorno e pegar uma outra via”, declarou.

Everton destacou a complexidade da obra, diante dos projetos elaborados, não só da parte viária, como também de iluminação, urbanização e drenagem. “Enfim, estamos chegando ao final desta obra, que foi bem desafiadora […] A parte civil, da Seinfra, no máximo até o meio da semana que vem já estará toda concluída. Já passei para a Secretaria de Mobilidade todos os projetos de sinalização, tanto verticais quanto horizontais. A parte da sinalização deve ser entregue em mais 15 dias e depois a gente passa um fino na questão da segurança”, detalhou.

Confiante

O deputado federal e pré-candidato ao Senado Delegado Waldir (UB) analisou em entrevista à Sagres o cenário para as eleições em 2022. Waldir aguarda decisão que permitirá mais de uma candidatura por coligação, mas ainda disputa dentro do União Brasil, com o deputado federal Zacharias Calil (UB), espaço para concorrer na chapa majoritária.

“A minha lealdade ao governador Ronaldo Caiado (UB) e à Executiva Nacional do UB é anterior a todos os demais pré-candidatos. Eu tenho um histórico de fidelidade e todos sabem a minha pretensão. Hoje, o único nome que tem possibilidade de fazer o enfrentamento com a oposição é o nome do delegado Waldir”, afirmou o deputado que completou a declaração com a promessa de que será o primeiro a desistir, caso não esteja bem nas pesquisas. revela a especialista.

Tranquilo

Com a fusão entre o PSL e o Democratas para a formação do União Brasil foi iniciada uma disputa interna dentro do novo partido para a vaga no Senado em Goiás. Os deputados federais Zacharias Calil e Delegado Waldir esperam definição da legenda sobre quem será o escolhido para concorrer na chapa majoritária.

Em entrevista à Sagres, nesta quinta-feira (28), Zacharias Calil afirmou que está tranquilo em relação a isso. “O Delegado Waldir está em plena campanha, visitando municípios e eu estou focado aqui na Câmara, participando das comissões, não estou em campanha e estou pontuando nas pesquisas”, disse.

Rodrigo Melo é estagiário do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o Iphac e a PUC Goiás, sob supervisão da jornalista Thaís Dutra.

Leia mais: