O Conexão Sagres desta semana faz um resumo das principais notícias de Goiás e do Brasil. Confira a lista das matérias que tiveram maior repercussão entre os dias 21 e 27 de março.
- Altos índices de pessoas internadas na UTI por causa da covid-19;
- Coveiro afirma que sepultamentos estão acumulados por economia de EPIs;
- Pesquisa realizada pela Fiocruz aponta que a pandemia alterou de modo significativo a vida de 95% dos profissionais de Saúde;
- Ronaldo Caiado, toma a primeira dose da vacina CoronaVac contra a Covid-19;
- Partido Socialista Brasileiro define condição para apoiar reeleição de Ronaldo Caiado em 2022;
- “Carta dos economistas” deixa claro que 2021 será perdido se vacinação for lenta.
UTI
Dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) da última segunda-feira (22), apontam que 97,6% dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) dedicados ao tratamento da Covid-19 estão ocupados. Com o Sistema de Saúde quase sempre operando com lotação máxima em Goiás, houve, também, um aumento de pedidos, na justiça, por leitos.
O coordenador do Comitê Executivo Estadual do Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Supervisor do Natjus-GO, juiz Eduardo Perez de Oliveira, afirmou em entrevista à Sagres 730, que diante do momento, o entendimento dos juízes é de que o médico tenha sua autonomia respeitada. “É o médico que tem uma visão geral, o juiz ele vai ter a visão desse processo, o médico tem a visão da fila dos leitos, quais os leitos etc”.
Sepultamentos
Melhores condições de trabalho, direito à vacina e respeito aos protocolos sanitários são algumas das reivindicações de uma classe que está sendo diretamente impactada com o aumento das mortes provocadas pela Covid-19. Com a pandemia, os coveiros estão tendo que conviver com o risco de contaminação, com o desgaste físico provocado pelo aumento de trabalho e ainda com o drama de familiares que perdem seus entes queridos e também o direito de uma cerimônia de despedida.
A reportagem Sagres conversou com um profissional que trabalha em um dos quatro cemitérios municipais de Goiânia. Sob condição de anonimato, o servidor público reclamou da quantidade insuficiente de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que recebe, falou do medo de levar a Covid-19 para casa e ainda revelou ameaças por exigir o cumprimento dos protocolos de segurança.
Pesquisa Fiocruz
A luta dos profissionais de saúde, que passaram a atuar cara a cara com a Covid-19 na tentativa de salvar o máximo de vidas possíveis, é vista como um ato heroico. Mas, na prática, esses trabalhadores se sentem desvalorizados. Em entrevista à Sagres, a pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Maria Helena Machado enfatizou que o comportamento da população ao menosprezar a pandemia provoca essa sensação.
Um estudo da Fiocruz mostrou que a pandemia da covid-19 modificou de modo significativo a vida de 95% dos profissionais da área da saúde que há mais de um ano atuam na linha de frente do combate à doença. Quase 50% admitiram excesso de trabalho ao longo da crise sanitária, com jornadas acima de 40 horas semanais.
Caiado é vacinado
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19, CoronaVac, nesta terça-feira (23), em Goiânia. A nova etapa da vacinação na capital começou com idosos de 71 anos, com as iniciais de A a Z e de 72 anos ou mais com iniciais de K a Z.
Após receber a vacina, o governador deu entrevista coletiva e afirmou que só se sentirá realizado quando “puder assistir todos os 7,2 milhões de goianos vacinados” e reforçou que “a vacina é o único caminho que nós temos”. Como tem feito nas entrevistas, Caiado também pediu a colaboração da população. “Cada excesso que é praticado neste momento, a conta é paga com vidas”.
PSB e Caiado em 2022
Historicamente em lugares diferentes no processo político, os Democratas (antigo PFL) e Partido Socialista Brasileiro (PSB) podem estar no mesmo lado na disputa estadual em 2022. O interesse por parte da base do governador Ronaldo Caiado tem sido repetidamente apresentado pelo presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, o governista Lissauer Vieira, que tem buscado convencer os filiados e, principalmente, o presidente estadual da sigla, deputado federal Elias Vaz, para que a aliança seja firmada.
Lissauer já analisa possível mudança na janela partidária, com vistas à disputa de vaga na Câmara Federal. Já Elias Vaz tem arrefecido as críticas ao governo estadual e, questionado em entrevista exclusiva à Sagres TV, respondeu que a parceria com o DEM é uma das possibilidades consideradas pelo partido e impôs apenas uma condição: que Ronaldo Caiado e o DEM de Goiás não apoiem a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
“Carta dos economistas”
2021 pode ser um ano perdido na saúde pública, com inúmeras vidas sendo ceifadas Brasil afora. A economia também pode ter diversos reflexos na economia. A avaliação é da goiana Ana Carla Abrão que assinou em conjunto com um grupo de economistas uma carta elaborada com críticas e sugestões para a condução do combate à pandemia no país. O documento tem o seguinte título: “O País Exige Respeito; a Vida Necessita da Ciência e do Bom Governo — Carta Aberta à Sociedade Referente a Medidas de Combate à Pandemia”.
Junior Kamenach é estagiário do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com IPHAC e a Faculdade UniAraguaia, sob supervisão do jornalista Denys de Freitas