A pandemia trouxe à tona a falta de controle das pessoas sobre o ambiente externo, fator que pode preocupar quem convive em outros locais, como o de trabalho. Mas para engenheiro, gestor de projetos e escritor, Victor de Almeida Moreira, autor de um livro sobre o tema, isso não pode ser motivo para desestímulo.

Confira a entrevista na íntegra:

“Quando a gente olha para o presente podemos ver o caos, como foi com a pandemia, e isso pode nos dar desespero e nos paralisar. Nesse momento, foi quando descobri a metodologia que estruturei em um livro para podermos não se preocupar com a falta de controle do ambiente externo e conseguir nos estruturar e controlar o que está dentro de nós”, afirmou Victor.

Falta de motivação

Entre os pontos que podem fazer uma pessoa se sentir desmotivada, principalmente, está a falta de reconhecimento. No entanto, a chamada ”autoliderança anti-frágil”, metodologia descrita por Victor, pode auxiliar nessa questão. “São cinco A’s, que são a autorreflexão, autoconsciência, autorresponsabilidade, autoignição e a autorregulação, que têm, cada um deles, dois princípios de gerenciamento independente do ambiente e circunstância que estamos vivendo”, explicou.

Leia também: B3 tem programa de treinamento em tecnologia para mulheres

Victor de Almeida Moreira destacou ainda outro ponto: o gerenciamento de feedback. “A gente precisa se perguntar por que a falta de reconhecimento está ocorrendo. O feedback que estou captando do ambiente é suficiente, está me mostrando exatamente o caminho que devo percorrer? A resposta por si só já é motivadora. Pensar: ‘Eu estava no caminho errado, agora vou ajustar'”, avaliou.

Leia mais: