As consultas e cirurgias eletivas realizadas pelo Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo) foram retomadas em julho. Os serviços haviam sido suspensos para aliviar o sistema e priorizar o atendimento às pessoas com o novo coronavírus. Mas o assunto ainda levanta dúvidas sobre quais os protocolos na procura pelo atendimento especializado.

Leia também:

Ipasgo Clínicas reforça plano de Regionalização da Saúde em Goiás

O presidente do Ipasgo, Hélio José Lopes, afirmou à Rádio Sagres 730 nesta quinta-feira (17), que os usuários do plano não contam com uma unidade específica para o atendimento de pessoas com Covid-19. Os pacientes que apresentam sintomas devem procurar um médico, que fará o pedido do exame PCR.

A consulta com o médico deve ser marcada pelo 0800 62 1919. A central funciona 24 horas. “O atendente irá marcar a consulta e informar ao usuário quais laboratórios estão credenciados para que ele possa fazer o teste”, complementou o presidente do Ipagso.

Caso o teste seja positivo, o paciente que precisar de internação será encaminhado para o Hospital Garavelo, em Goiânia. “No início da pandemia tínhamos 80 leitos destinados a pacientes com Covid-19, sendo 32 de UTI. Além disso, tínhamos uma rede credenciada com 183 hospitais espalhados por Goiás que também destinava uma parcela das UTIs aos usuários do Ipasgo contaminados”.

Mas, segundo Hélio, com a estabilização dos números em outubro, a quantidade de leitos disponíveis para o usuários infectados foi reduzida pela metade. “Mesmo com essa redução estamos preparados para enfrentar uma possível segunda onda da doença, porque se for necessários, nós contratamos mais leitos”, ponderou.

O usuário pode tirar as dúvidas e consultar a rede credenciada pelo site do instituto.

TELEMEDICINA

Questionado sobre a possibilidade da implantação da telemedicina – que consiste no atendimento médico e especializado via telefone -, Hélio afirmou que não há uma previsão para que os usuários do Ipasgo possam contar com esse serviço. “Nós já temos algumas conversas com prestadores de serviço nesse sentido. Fizemos três reuniões para acertar alguns procedimentos. Mas ainda não posso precisar data para que isso esteja funcionando”, ressaltou.