Consumidores devem se atentar para não cair em golpes na Black Friday

Com a chegada da Black Friday, o comércio já começa a organizar estratégias para impulsionar as vendas. A Black Friday acontece uma vez por ano, na última sexta-feira de novembro. Em 2021 será realizada no dia 26 de novembro. Nesta data, lojas físicas e online oferecem descontos em diversos produtos. Para entender como os consumidores podem aproveitar as promoções, a estrategista e consultora de Empreendedorismo, Aline Bak, destaca que o consumidor deve monitorar os preços dos produtos que desejam comprar antes da promoção para que não caia em falsos descontos.

“Existem várias empresas que aumentam o preço no mês de novembro e quando chega na Black Friday eles colocam na promoção, ou seja, no mesmo valor que era antigamente. Então, recomendo que fiquem de olho, monitorem. Está interessado em algum produto ou serviço específico? Monitore com antecedência, veja qual é o histórico de preço e principalmente tenha cuidado com sites e links fraudulentos, porque promoção até demais a gente tem que desconfiar”, ressalta.

Em relação a produtos que têm valores diferentes em lojas físicas e online, a estrategista argumenta que os consumidores podem apresentar um print do valor disponibilizado para apresentar na loja física. No entanto, pode ser melhor efetuar a compra pelo e-commerce, caso tenha o valor mais baixo.

“Em muitas lojas a gente já percebe a variação de preço entre a loja física e online. É importante ficar de olho para não chegar na hora de comprar e fica frustrado porque não conseguiu efetuar a compra com aquele valor. Existem essas diferenças e é sempre importante levar o print da tela e mostrar na loja física para conseguir sempre o melhor valor. E, claro, se o valor melhor está no e-commerce e não na loja física, vá para o e-commerce”, declara.

Segundo Aline Bak, o comércio está confiante e acredita que haverá aumento de 26% nas vendas deste ano, em comparação com a Black Friday de 2020.

“O mercado está retornando. Devido à pandemia, ficou muito retraído. Mas acredito que neste ano será melhor que no ano passado. Então, vamos ter, sim, um aumento significativo na questão de vendas do comércio. Até acreditam que será um aumento de 26%, em comparação ao ano passado, e estamos esperançosos para que seja bem positivo para os comerciantes”, afirma.

Denúncias

Ainda em relação às diferenças de valores, os consumidores podem e devem denunciar a prática, que é considerada abusiva, aos órgãos de proteção. “Se você se sentiu lesado como consumidor, recorra às autoridades. Leve todos os documentos. Se está algo fora do que você viu no site, você tem que documentar e dar andamento para as autoridades do Direito do Consumidor. Tem que procurar o Procon”, informa Aline Bak.

Possíveis fraudes

Para evitar cair em golpes ou fraudes, principalmente nas compras online, Aline Bak orienta que os consumidores analisem a reputação online da loja. “Tem diversos sites que mostram essa reputação. Sempre comprem de lojas que vocês confiam e têm boas reputações”, lembra.

Ou estratégia é evitar links suspeitos. “Pode ser um link fraudulento que vai roubar seus dados para depois aplicar golpes. Cuidado com esses links estranhos, não clique, porque sempre tem algum aborrecimento”, aponta.

Caso o consumidor tenha caído em algum golpe, ele deve ter comprovações da compra. “Tire print da tela, fotografe, documente todo seu processo de compra. Isso é muito importante para que, caso aconteça algum problema, você tenha documentos que comprovem sua compra”, explica.

Política de compras da loja

Questionada sobre a possível demora na entrega de produtos adquiridos pela internet, a estrategista alega que o consumidor deve, primeiro, se atentar à política de compras da loja. “Olhe quais são os dados, o que você está comprando, os prazos que as lojas dão para evitar essa ansiedade, porque muitas vezes a gente compra e acha que em 3 ou 4 dias vai chegar, e não é bem assim. Ainda mais quando se trata de Black Friday, que as lojas têm estoque reduzido e, às vezes, trabalham sob pedidos. Isso faz com que demore, e pode demorar em torno de 30, 60 dias”.

Assista à entrevista na íntegra no Sagres em Tom Maior: