Uma campanha foi lançada para incentivar os contribuintes do Imposto de Renda a destinarem parte do tributo para projetos sociais. Ações como essa podem trazer mudanças positivas no seu bairro e até mesmo na sua cidade. Para saber um pouco mais e como pode ser feito, o Sagres em Tom Maior, desta terça-feira (29), recebeu a gerente Fomento do Itaú Social, Camila Feldberg.

Primeiramente, a especialista procurou explicar como funciona o projeto que incentiva esses contribuintes a doarem para projetos sociais e quem pode destinar parte desse Imposto de Renda para essas ações.

“Na verdade, esse é um mecanismo previsto em lei, que diz que qualquer contribuinte, pessoa física ou jurídica, pode destinar parte do seu Imposto de Renda devido diretamente a projetos sociais, que sejam selecionados pelos conselhos municipais dos direitos da criança e do adolescente. É um mecanismo fácil e simples, que você não põe a mão no bolso. Não é um dinheiro que você está pagando a mais, você está destinando o recurso que já seria para o imposto”, explicou.

“Até a data limite da declaração, que é 30 de abril, o contribuinte pode destinar até 3% do Imposto de Renda devido a esses projetos. Na hora que você está declarando o Imposto de Renda, para aqueles que declaram pelo modelo completo, porque o mecanismo é previsto para esse modelo e não para o simples, o próprio sistema avisa a possibilidade de valor que você tem para destinar. Então, se você clica ali em uma aba “doações diretamente na declaração”, você pode escolher a aba “criança e adolescente” e lá o sistema já traz tudo. Então, é muito simples e já emite a guia na hora para pagamento”, completou.

Confira a entrevista completa a seguir:

Leia mais: