Boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) divulgado na tarde desta sexta feira (12) aponta que há 7.846 casos de Covid-19 e 194 mortes em Goiás, 5 a mais que ontem (11). Além disso, 35 óbitos estão em investigação e 314 suspeitas já foram descartadas. O estado tem 33.135 casos suspeitos em investigação e outros 16.985 já foram desconsiderados.

Em Goiânia, nas últimas 24 horas, foram registrados mais 196 casos da Covid-19 e uma morte. Na capital, já há 3.218 casos da doença. O vírus se espalhou por praticamente toda a cidade chegando em 364 bairros. O Setor Bueno lidera o ranking do número de casos com 183, seguido do Setor Oeste com 115. O Jardim Guanabara, na região norte da cidade, vem em terceiro com 112 casos.

Goiás fechou a quinta-feira (11) na antepenúltima posição do isolamento social, com 41,48%, ultrapassado pelo Maranhão, com 40,63%. Os números são da empresa In Loco.

Rio Verde

Em relação aos casos confirmados divulgados por Rio Verde, a SES-GO informou que os dados estão sendo inseridos pela Secretaria Municipal de Saúde nos sistemas oficiais de notificação. Representantes do município informaram que está sendo realizada uma força-tarefa para atualização das informações. À medida que os casos forem inseridos nos sistemas de notificação, eles serão atualizados no painel da Covid-19 da SES-GO.

Em entrevista à Radio Sagres 730 o Secretario de Saúde de Rio Verde, Eduardo Ribeiro explicou que a identificação de grande número de funcionários em fábrica da BRF em Rio Verde contaminados com Covid-19 levou a prefeitura a desenvolver, em parceria com a direção nacional da empresa, um plano que os epidemiologistas denominam de testagem em massa com “contact tracing” (rastreamento de contatos), processo de identificação de pessoas que podem ter entrado em contato com uma pessoa infectada e a subsequente coleta de informações adicionais sobre esses contatos e, por fim, o isolamento.

O secretário revelou que a prefeitura apresentou o modelo elaborado pela BRF a outras empresas e elas decidiram aderir à testagem. Segundo Eduardo Ribeiro, estão sendo aplicados 15 mil testes no município, entre testes rápidos e o exame padrão ouro, conhecido como RT-PCR. A testagem em massa elevou a proporção de casos confirmados no município.