A avaliação de aprendizagem dos estudantes de Goiás apontou uma queda de até 16 pontos durante os dois últimos anos, durante a pandemia da Covid-19. O dado se refere ao aprendizado de matemática, que ficou prejudicado pelo ensino remoto.

Agora com o retorno das aulas presenciais, a preocupação é com o aumento nos casos de Covid-19 que vem acontecendo desde o final de 2021. Mesmo sendo um ambiente seguro, como as escolas, a preocupação com o contágio é algo constante.

A imunologista Dra. Lorena de Castro, em entrevista à Sagres, explicou que as crianças foram muito afetadas com a pandemia e que isso reflete no aprendizado, devido à falta de interatividade que as aulas presenciais proporcionam.

“As crianças foram as mais prejudicadas nessa pandemia pela questão de isolamento, déficit social e de aprendizado. A volta das aulas é segura desde que tenhamos todos os cuidados protetivos, distanciamento, uso de máscaras, lavagem das mãos e álcool em gel”, afrima a doutora.

Segundo a especialista, outro ponto a ser levado em consideração é a participação dos pais, que devem ficar atentos e orientar os filhos de maneira correta para que haja o menor risco possível de contágio.

“É muito importante neste momento que haja um ensinamento a essas crianças por parte dos pais, para que elas possam voltar com segurança ao ambiente escolar. O uso correto da máscara para todos que estão na escola, o distanciamento entre coleguinhas, precisam ser respeitados para que volta às aulas seja segura”, disse Lorena.

Confira a entrevista completa:

Leia mais: