Nesta edição #238 do Debate Super Sábado, o tema falado foi Páscoa, a data que teve origem na saída do povo hebreu para o Egito, tem o significado de “saída”. A ressurreição de Jesus Cristo é o verdadeiro sentido religioso para época do ano, começando a comemoração na sexta-feira e terminando no domingo.

E o assunto é relacionado a como é passar um dos feriados mais conhecidos em meio a uma pandemia, já que é o segundo ano seguido em que a data é comemorada durante o enfrentamento à Covid-19.

Para falar sobre o tema apresentado por Samuel Straiotto e Jéssica Dias, a Sagres contou a presença de Geisler Sinelis pastor do Ministério Luz Para os Povos, também Edgar Alves, frei da Ordem dos Frades Menores (OFM) e Julio Moura, orador espírita e psicólogo.

Geisler Sinelis

Pastor Geisler Sinelis do Ministério Luz para os povos pontuou que “ressignificar não é trazer um novo sentido, mas afirmar o verdadeiro sentido da Páscoa”. Para o ministro a data traz um sentido de vida, que as pessoas buscam hoje em meio a pandemia.

“As pessoas precisam hoje de um evangelho mais vivido do que falado”, disse Geisler destacando a relevância das pessoas poderem ajudar o próximo e olhar para as necessidades do outro.

Edgar Alves

Edgar Alves, frei da Ordem dos Frades Menores (OFM), fala sobre a Páscoa na pandemia e segundo o representante a diferença entre as comemorações anteriores a agora com o momento que o mundo está vivendo da data traz uma reflexão as pessoas.

“Essa Páscoa ligada com essa pandemia traz isso, essa mudança sabendo que é dentro da pessoa. É de dentro para fora”. O religioso ressalta que é importante olhar para dentro de si e buscar por mudanças, já que a situação do mundo permite que as pessoas prestem mais atenção aos detalhes e ao que é necessário.

Ainda em relação a Covid-19, o devoto enfatiza que a ressurreição é uma forma de conseguir manter a esperança. “Então acho que a Páscoa vai poder nos ajudar nesse sentido de olhar um horizonte maior, que é a ressurreição, que é a vida plena para todos”.

Julio Moura

O orador espírita e psicólogo, Julio Moura conta que as epidemias e surtos sempre aconteceram no mundo e para o espiritismo e psicologia “esses determinismos iniciam em nós, pelas nossas condutas, nossas posturas, a forma como criamos os nossos pensamentos e os alimentamos”.

Julio também explica sobre a relação entre Deus é amor e Deus está morto, pontuando aspectos da Bíblia e da psicologia como uma forma de estudar sobre a hipocrisia da sociedade em falar algo e fazer ao contrário.