Depois de pouco mais de um mês desde o confronto do primeiro turno, que terminou em vitória esmeraldina por 1 a 0, no estádio Hailé Pinheiro, Vila Nova e Goiás voltam a se enfrentar na tarde deste domingo (11), às 16h, no estádio Onésio Brasileiro Alvarenga. Esta será a segunda partida entre os rivais na temporada, que também se encontrarão no segundo semestre deste ano, pela Série B do Campeonato Brasileiro.

Apesar de ainda não terem atuado pela 7ª rodada do Campeonato Goiano, por conta dos seus compromissos no meio da última semana, Vila Nova e Goiás também disputam na 8ª rodada um lugar melhor no Grupo B, atualmente liderado pela Aparecidense. Depois de seis jogos realizados, a dupla tem a mesma pontuação (10) e campanha, com três vitórias, um empate e duas derrotas – os colorados estão na frente pelo saldo de gols melhor.

Uma vitória vilanovense nesta tarde também vale a quebra de um incômodo jejum para os colorados, que não vencem o clássico desde agosto de 2018. Na época, o ‘Tigrão’ manteve uma invencibilidade de seis partidas, com quatro vitórias. Contudo, desde então são cinco jogos sem vencer no duelo, com três derrotas no período. Uma curiosidade é que, na Série B, é o ‘Verdão’ quem não vence desde 2011, superado nas temporadas 2016-18.

Confira também
Vila Nova

No Goianão, o Vila Nova vem de derrota, os 2 a 0 sofridos para o Goianésia, porém chega empolgado após classificar-se para a terceira fase da Copa do Brasil na última quinta-feira (8), quando superou o Juventude-RS em disputa por pênaltis após empate no tempo normal – conheça os possíveis adversários dos colorados. Nessa competição, o rival Goiás caiu ainda na primeira fase, eliminado pelo Boavista-RJ.

O meia-atacante Alan Mineiro, que diante do Juventude voltou a jogar depois de mais de um mês, segue suspenso no Goianão por conta da cusparada na bandeira do Goiás no primeiro jogo. Multado em R$ 10 mil, o jogador também foi afastado por quatro jogos no torneio estadual pelo TJD-GO, punição que já cumpriu três vezes, nas partidas contra Iporá e Goianésia, duas vezes, sendo o jogo deste domingo a quarta.

Outros dois desfalques para o treinador Wagner Lopes são o zagueiro Saimon, que sofreu uma fratura na costela e deve ficar afastado por cerca de um mês, e o volante Yuri, indisponível nos últimos jogos. Por outro lado, Walisson Maia, que ainda não estreou pelo Vila Nova, está recuperado e já esteve no banco de reservas na última partida. Substituído na quinta por uma contratura muscular, o volante Dudu está disponível.

O camisa 6 vilanovense, o zagueiro Rafael Donato e o lateral-esquerdo Willian Formiga são os jogadores pendurados, com dois cartões amarelos recebidos. Para esta tarde, a expectativa é que aconteça apenas uma mudança, com João Pedro no lugar de Alan Mineiro, embora Walisson Maia também possa entrar na zaga, no lugar de Nilson Júnior. A tendência é que Wagner Lopes mantenha o 4-2-3-1 utilizado desde que chegou no OBA.

Índio e Willian Formiga disputam jogada no primeiro confronto entre Goiás e Vila Nova pela temporada 2021 (Foto: Douglas Monteiro/VNFC)
Goiás

Desde a última década, segundo registros do site Futebol de Goyaz, a campanha atual do Goiás no Goianão, com 10 pontos em seis jogos, só não é pior do que a da temporada passada, quando somou um ponto a menos, com duas vitórias, três empates e uma derrota. Dez anos atrás, em 2011, também teve uma campanha semelhante à atual, com três vitórias, um empate e duas derrotas depois de seis rodadas, com 10 pontos somados.

No seu último compromisso no torneio estadual, os esmeraldinos empataram em 1 a 1 com o Iporá, fora de casa, em jogo atrasado da primeira rodada do campeonato. Para o treinador Augusto César, um resultado importante para a equipe. Sobre o clássico, ressaltou que “sempre é bom jogar contra o Vila Nova. É um jogo em que a semana é diferente, e vamos procurar estar fortes mentalmente para essa partida”.

Para esta tarde, a comissão técnica alviverde não tem nenhum jogador suspenso, mas o zagueiro Iago Mendonça e o volante Madison estão pendurados. Em relação ao último jogo, o lateral-direito Ivan retorna à formação, enquanto existe uma dúvida na ponta direita no 4-2-3-1 utilizado nos últimos três jogos: Índio, habitual titular da equipe, ou Sandrinho, que iniciou a última partida na função. Já o volante Henrique Lordelo voltou a ficar disponível.

Campeonato Goiano – primeira fase (8ª rodada)

10 de abril de 2021 (sábado)
Aparecidense 1-0 Jaraguá – 16h – Annibal Batista de Toledo, Aparecida (GO)

11 de abril de 2021 (domingo)
Goianésia x Iporá – 16h – Valdeir José de Oliveira, Goianésia (GO)

12 de abril de 2021 (segunda-feira)
Crac x Jataiense – 15h30 – Clube do Povo, Catalão (GO)
Anápolis x Atlético – 16h – Jonas Duarte, Anápolis (GO)

13 de abril de 2021 (terça-feira)
Grêmio Anápolis x Itumbiara – 16h – Jonas Duarte, Anápolis (GO)

Ficha técnica: Vila Nova x Goiás

Data e horário: 11 de abril de 2021 (domingo), às 16h
Local: estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, em Goiânia (GO)

Arbitragem

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio
Assistentes: Bruno Pires e Cristhian Passos
Quarto árbitro: Gabriel Queiroz

Prováveis escalações

Vila Nova: Georgemy; Celsinho, Rafael Donato, Nilson Júnior (Walisson Maia) e Willian Formiga; Dudu e Arthur Rezende; Pedro Bambu, João Pedro e Thiaguinho; Pedro Júnior. Treinador: Wagner Lopes

Goiás: Tadeu; Ivan, David Duarte, Heron e Jefferson; Nathan e Madison; Índio (Sandrinho), Miguel Figueira e Gustavinho; Vinícius Lopes. Treinador: Augusto César