O desmatamento no Cerrado bateu o recorde da série histórica pela 4ª vez consecutiva em 2023. A informação consta nos dados mensais do sistema Deter do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) sobre o bioma. 

Assim, a área perdida de Cerrado em outubro alcançou 683,2 km², área que é duas vezes maior que o tamanho da cidade de Belo Horizonte (331 km²). Então, a área desmatada representa um aumento de 203% em comparação com outubro de 2022. 

Como consequência, a perda acumulada do bioma de janeiro a outubro deste ano já é de 6.802 km². O dado preocupa as autoridades ambientais, uma vez que o desmatamento do Cerrado em apenas dez meses já ultrapassa o índice anual para o bioma desde 2018.

Ademais, os dados do sistema Deter são alertas precoces importantes para mapear o desmatamento em tempo real no país. E, desta forma, ele alerta os órgãos de fiscalização ambiental.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima.

Leia mais: