Após um dia sem decreto vigorando no estado de Goiás, o governo publicou no suplemento do Diário Oficial do estado, na noite desta quarta-feira (29/4), um novo documento. O governo autorizou o funcionamento do comércio não essencial aos finais de semana e a ampliação do horário de bares e restaurantes até às 23h, o que diverge das regras estabelecidas no decreto municipal de Goiânia.

Leia também: Em novo decreto, Goiânia permite uso de áreas comuns em condomínios

No decreto da capital, os bares e restaurantes podem manter as portas abertas até 1h. A lotação máxima permitida de 50% foi mantida, assim como o documento do município. Outra divergência diz respeito a realização de eventos. Na capital, é permitido os encontros corporativos seguindo nota técnica da Secretaria Municipal de Saúde. Porém, o documento estadual prevê a realização dos eventos somente com autorização prévia da Secretaria Estadual de Saúde.

Ontem, em entrevista à Sagres, o prefeito de Goiânia Rogério Cruz justificou as flexibilizações com base nos indicadores da pandemia, que têm apresentado queda nos últimos 10 dias. “Isso nos da segurança para propor medidas de equilíbrio entre a saúde e a economia da capital. Chegamos a 400 mil doses de vacinas aplicadas em Goiânia. Temos testado cerca de 800 pessoas por dia e, além disso, estamos tratando casos assintomáticos. Isso tudo nos dá segurança para permitir as flexibilizações com segurança como estamos fazendo há alguns dias”, ressaltou Rogério Cruz.

TRANSPORTE

O novo decreto de Goiás estabelece que os empregadores das obras da construção civil deverão fornecer transporte para os seus empregados que utilizam o sistema de transporte coletivo, excetuadas as obras relacionadas a energia elétrica, saneamento básico, hospitais, penitenciárias, sistema socioeducativo, infraestrutura do poder público e aquelas de interesse social.

Os empregadores de estabelecimentos industriais deverão fornecer transporte para os seus empregados que utilizam o sistema de transporte coletivo.

Leia também: Aparecida de Goiânia adota cenário verde a partir deste domingo (2/5)