A diretora da Colônia Agroindustrial de Aparecida de Goiânia, Edleidy Rodrigues, foi afastada do cargo após a divulgação de um vídeo no qual presidiários aparecem usando drogas no que seria a festa de aniversário de um dos líderes da facção criminosa PCC.

Nas imagens, supostamente gravadas dentro da unidade prisional, os presidiários aparecem ingerindo bebidas alcóolicas e armados com facção e pistola com kit de rajada. Os presos “fizeram fila” para cheirar cocaína.

A assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP) informou que o titular da Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP), Edson Costa, determinou o afastamento imediato de Edleidy Rodrigues até que a situação seja totalmente apurada.

As imagens ainda estão sendo periciadas para confirmar se foram gravadas no local ou não. Além disso, a DGPA se pronunciou sobre o caso por meio da seguinte nota:

“A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) informa que tomou conhecimento de vídeo, supostamente gravado dentro da Colônia Agroindustrial do Regime Semiaberto, no dia 1º/01/2018, onde reeducandos realizam atividades irregulares no interior da unidade.

Ao tomar conhecimento das imagens, o diretor-geral da DGAP, coronel Edson Costa Araújo, determinou a imediata abertura de sindicância para apurar participação, tanto de reeducandos quanto de servidores.

Determinou também que fosse elaborada uma Portaria adotando as seguintes medidas: afastamento da diretora da unidade prisional, Edleidy Rodrigues, até a apuração dos fatos; indicou outro servidor, Álvaro Rosa Silva, para responder interinamente pela unidade; e acionou a corregedoria para investigar o ocorrido.

O documento deve ser publicado na próxima segunda-feira (8/1).

Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP)”

Atualizada às 15h50 no dia 06/01/2018