As obras estruturais que estão sendo realizadas em Goiânia pela prefeitura, foram um dos temas debatidos pelos candidatos Virmondes Cruvinel (Cidadania) e Dra. Cristina (PL). O tema foi abordado no Debate realizado de forma virtual pelo Sistema Sagres de Comunicação, nesta quarta-feira (28).

Durante questionamento para a Vereadora do PL, o Deputado Estadual do Cidadania questionou a qualidade do asfalto e os locais que as obras estão acontecendo. “[A prefeitura] na verdade não fez obras com qualidade. Fez aí empréstimos e o asfalto se consultarmos técnicos de engenharia não tem essa qualidade devida. E não vai ser feito por toda a Cidade.”

Em sua resposta, Dra. Cristina disse que as obras precisam ter planejamento e atender as demandas da comunidade. “É importante ter uma academia aberta na praça, além da própria praça. Também é importante unidades de saúde e escola. As grandes obras de infraestrutura são importantes, mas tem que ser pensadas com começo meio e fim. E não sair arrebentando a Cidade sem planejamento”.

Dra. Cristina ainda citou a demora da reforma em uma unidade de saúde como exemplo, segundo ela, de falta de planejamento do poder público municipal. “Uma obra que era para durar seis meses já tem quatro anos. É o Cais do Jardim América que se tornará uma UPA. E está lá a praticamente quatro anos deixando só sequelas pra população e não benefícios”.

Em relação à obra citada pela candidata, a Prefeitura informou em nota:

A obra foi abandonada pela construtora. Os sócios brigaram e a sociedade foi desmanchada. A Prefeitura teve que fazer readequação de preços de licitar novamente por que a empresa que tinha ficado em segundo lugar não quis continuar com os trabalhos. O processo de licitação é muito burocrático e leva tempo pra ser concluído, mas a obra foi retomada e será entregue ainda este ano. A Secretaria de Saúde de Goiânia entrou com processo contra a empresa que abandonou a obra, ela foi condenada a pagar multa e não poderá mais participar de licitações públicas.