O pré-candidato a prefeito de Goiânia, Elias Vaz (PSB) foi sabatinado na manhã desta quarta-feira (2), por representantes da Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio). A mobilidade urbana e o transporte público foram alguns dos principais temas tratados. Elias defendeu que a remuneração feita as concessionárias ocorra por quilômetro rodado e não por passageiro transportado, como ocorre hoje.

Elias Vaz ressaltou que a qualidade do transporte é ruim na capital. Ele argumentou que é preciso investir em fontes de financiamento, como a utilização dos parquímetros. O pré-candidato reclamou que lei sobre o assunto foi aprovado ainda na gestão do ex-prefeito, Pedro Wilson (PT), no início da década de 2000.

“A nossa proposta é a estrutura pública fazer a arrecadação e pagar pelo serviço, remunerando por quilometragem. As fonte de financiamento não podem ser apenas da tarifa, precisamos criar as fonte de recursos. Por exemplo, há quanto tempo os parquímetros foram aprovados. Ainda na gestão do Pedro Wilson, área azul é ultrapassado, isso atrapalha e poderia ser uma fonte de recurso.

O pré-candidato avaliou que o poder público tem sido historicamente ausente da gestão pública. “O transporte público precisa ser bom para as pessoas terem confiança e usar e deixar o cargo”, destacou Elias Vaz.

Ordenamento

Um argumentou feito pelo pré-candidato durante a sabatina é quanto ao desenvolvimento ordenado da cidade que reflete na mobilidade urbana. Ele ressaltou que o Plano Diretor pode ser um instrumento indutor para que a ocupação da cidade de uma forma mais equilibrada.

Outra proposta feita pelo pré-candidato é que haja a criação de incentivos fiscais no sentido de criar atrativos para regiões consideradas mais estratégicas. “É fundamental ter um Plano Diretor que oriente uma cidade ocupada de uma forma mais racional. A questão tributária pode criar incentivos para serem feitos em regiões mais estratégicas. Hoje a visão é apenas de arrecadar mais”, afirmou.

Elias Vaz indicou que o Plano Diretor de Goiânia que está em vigor já previa a aplicação de um novo Código Tributário. Ele avaliou que não pode ser apenas um instrumento de arrecadação, mas também de desenvolvimento da atividade econômica.

Polos Industriais

Elias Vaz disse que é a favor da criação de polos industriais em Goiânia. Ele destacou que no Plano Diretor não foram designados locais destinados as atividades de grande impacto. “Inclusive de forma mais concentrada, me parece que é um conceito mais inteligente e foi um equívoco não ter a sensibilidade de ter feito a exceção para criação dos polos”, relatou.

Retomada econômica

Outro questionamento feito foi quanto a retomada da atividade econômica em Goiânia após a crise provocada pela pandemia da Covid-19. Uma das propostas apresentadas foi a instituição de um comitê emergencial para reativar a economia.  Elias Vaz defendeu que o poder público tenha uma participação mais ativa. Ele citou como exemplo, apoio e capacitação para empreendedores na região comercial da Rua 44.

“A nossa proposta é de criar um comitê de emergência para reativar a economia, nós queremos dizer que queremos trazer o sistema S, outros parceiros. É preciso ter uma política mais agressiva. A prefeitura não fez nenhuma atividade em si para fortalecer essa atividade econômica”, relatou o pré-candidato durante a sabatina.

Elias Vaz defendeu ainda a formação e incentivo das atividades econômicas e que a estrutura do poder público seja parceira. Representantes do setor produtivo questionaram bastante o pré-candidato sobre a carga tributária. Elias argumentou a necessidade de um pacto federativo e que a reforma

Pecuária

Um ponto polêmico tocado durante a sabatina foi a transferência do Parque de Exposições Agropecuárias. O pré-candidato ressaltou que é preciso discutir o assunto com o governo estadual, e que não há condições do parque permanecer na Nova Vila, devido a uma série de impactos.